Wednesday, May 26, 2010

Professor da URCA foi nomeado para o Conselho Estadual de Educação



O Diário Oficial do Estado do Ceará publicou nesta quarta-feira, dia 26, ato do governador Cid Gomes nomeando o professor Francisco Assis Bezerra da Cunha como membro titular do Conselho Estadual de Educação do Ceará. Este organismo tem por finalidade acompanhar as políticas públicas desenvolvidas no setor educacional. (Na foto abaixo, com microfone na mão, o Prof. Cunha em recente palestra proferida no Campus da UFC em Juazeiro do Norte)

Este é o terceiro educador do Cariri que galga o cargo de membro titular do Conselho de Educação do Ceará. Monsenhor Francisco Holanda Montenegro, na década 70 e a professora Sarah Esmeraldo Cabral, nos anos 90, também foram membros do Conselho Estadual de Educação do Ceará.

Quem é o novo conselheiro

Francisco Cunha é professor do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri, possui mestrado em Bioprospecção Molecular, já tendo ocupado, na URCA, as funções de Diretor do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho, a Chefia de Gabinete da Reitoria e a Pró-Reitoria de Administração. Além de conhecido ambientalista ele também foi vereador e secretário municipal na cidade de Crato.

O professor Francisco Cunha já publicou diversos trabalhos de caráter científico, dentre eles o que abordou as reservas paleontológicas da Chapada do Araripe; um sobre as atividades da Comissão Científica de Exploração quando da sua vinda ao Cariri em 1859 e outro sobre a viagem do naturalista George Gardner ao Crato em 1838.
Escreveu também – em parceria com o agrônomo Willian Brito – o livro didático-infantil “Viagem ao Cretáceo”, publicado pela Editora Bagaço, de Recife. Este livro, ilustrado com desenhos do pintor Luís Karimai, simula uma viagem em busca do conhecimento de um tempo distante, quando os dinossauros habitavam o vale do Cariri.


*** *** ***
O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições
legais, e tendo em vista o disposto no artigo 3º, da Lei nº11.014, de 09 de abril
de 1985, alterado pela Lei nº13.447, de 14 de abril de 2004, RESOLVE
NOMEAR FRANCISCO ASSIS BEZERRA DA CUNHA,
para exercer a
função de Conselheiro do Conselho Estadual de Educação, com mandato de
quatro anos, a partir da data da publicação deste Ato. PALÁCIO IRACEMA DO
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 21 de 05 de 2010.
Cid Ferreira Gomes
GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ
Desirée Custódio Mota Gondim
SECRETÁRIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO
Edgar Linhares Lima
PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
Registre-se e publique-se.
*** *** ***

No comments:

Post a Comment