Sunday, May 30, 2010

O Remanejamento de Artigos na Página Principal e os Textos Longos


Amigos escritores,

Devido ao exíguo espaço na página principal ( que atualmente só cabem em torno de 20 artigos ), matérias importantes e que obtiveram uma maior aceitação por parte do público estão descendo muito rapidamente para as outras páginas. A fim de fazer justiça para com aqueles que escrevem de próprio punho, e reconheçamos que isso dá muito mais trabalho de fazer do que copiar as matérias de um jornal, por exemplo, esses artigos escritos pelos autores poderão ser trazidos de volta ( resgatados ) à página principal. Essa prática já está sendo feita há alguns meses e foi anunciada aqui antes, depois da resolução do google que limitou a página principal, mas agora isso será mais corriqueiro. Portanto, será muito comum que encontremos as postagens aqui fora da órdem natural em que elas foram postadas, e lembrem-se de que dessa forma, os links para as mesmas poderão ser mudados, causando a impressão de que a mensagem foi apagada, mas não serão. Porque, por exemplo, se uma matéria foi postada no dia 25, no link dela aparece algo como: http://blogdocrato...etc 25 e se eu remaneja-la para o dia 30, esse link irá sofrer uma alteração. Então, se alguém linkar essa matéria para outro site, pode ser que as pessoas que clicarem lá para vê-la, não irão encontra-la mais no dia 25, mas no dia 30, que é o novo dia da matéria.

Da mesma forma, eu tratarei de empurrar as notícias ultrapassadas para as páginas 2 e 3 para criar espaço na principal, quando já houver alguma atualização de evento. Por exemplo, digamos que no dia 29 haja uma propaganda de um evento que acontecerá naquela noite. E se no dia 30 já contiver a cobertura do evento, não tem mais sentido que fique na página principal a chamada para um evento que já aconteceu, já que nosso espaço é muito restrito. Então, tudo visa maximizar o espaço na página principal. Eu tava até pensando em deixar na página principal somente os artigos do dia como fazem os jornais ( o Diário do Nordeste e todos os outros fazem isso ), mas sinto que isso poderia prejudicar a visibilidade de alguns artigos.

Artigos que poderão ser trazidos à página principal ( Resgatados ):

01 - Artigos autorais.
02 - Artigos sobre o Cariri e principalmente do Crato
03 - Notícias importantes
04 - Matérias que houve grande resposta da opinião pública

Artigos que poderão ser empurrados para a segunda página:

01 - Almanaques já vencidos
02 - Previsão do tempo
03 - Mensagem de bom dia do administrador
04 - Propagandas e chamadas para eventos que já aconteceram
05 - Notícias cíclicas ( aquelas que têm todo dia ), como da Assessoria de Imprensa do Município e da URCA. Não tem sentido deixarmos notícias envelhecidas na página principal se já existe uma versão mais nova dela.
06 - Comunicados internos do Blog ( como este )

TEXTOS LONGOS

O Blog do Crato, como o nome diz, é um Blog ( espaço para pequenas notas ). É desaconselhável qualquer texto longo. Sempre fizemos campanha para que não sejam postados textos longos nem cheios de fotos. Estamos determinando que agora teremos um tratamento especial para os textos longos. Se o texto for longo, de duas uma: Ou ele será desmembrado em 2 ou 3 partes e postados em dias em que não apareçam 2 deles na página principal, ou o texto será movido para a seção de Artigos em Destaque, e um link para o texto será colocado no lugar, para que os leitores possam continuar lendo, tipo "Clique aqui para continuar lendo a matéria..." - Parece-me a solução mais lógica.

Abraços,

Dihelson Mendonça

No comments:

Post a Comment