Sunday, May 30, 2010

O planejamento do Turismo no Ceará - Postado por José Sales


No início dos anos 90, foram iniciados trabalhos de planejamento do turismo no Ceará. O PRODETURIS – Programa de Desenvolvimento do Turismo no Litoral do Ceará representou a primeira iniciativa concreta de planejamento turístico macrorregional no Estado. O programa enfocava todo o litoral com características razoavelmente homogêneas e com satisfatória diversificação de paisagem e potencialidades turísticas. O PRODETURIS realizou um mapeamento com a regionalização dos recursos naturais, paisagísticos e culturais do litoral cearense, gerando um diagnóstico subsidiador do planejamento turístico.

De acordo com o PRODETURIS, a expansão da oferta turística deveria levar em conta marcos bem definidos de zoneamento turístico, a partir de quatro Regiões Turísticas complementares e diferenciadas:
  • RT I (Fortaleza, Aquiraz e Caucaia)/ RT II (Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Trairi e Itapipoca)/ RT III (Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Aracati e Icapui)/ RT IV (Amontada, Itarema, Acaraú, Cruz, Camocim e Barroquinha).

Em função das vantagens comparativas da RT II, o Governo do Estado priorizou-a com ações voltadas para implantação de infra-estrutura básica adequada ao turismo, capazes de induzir, ao lado de outros incentivos, investimentos privados orientados para a implantação de hotéis e/ou complexos hoteleiros de alta qualidade na região.

Dando continuidade ao PRODETURIS, iniciou-se o PRODETUR/CE. A elaboração do PRODETURIS constitui, juntamente com o PRODETUR-CE, um marco significativo do novo patamar qualitativo dessas políticas no Ceará, pois aquele forneceu paradigmas conceituais constantes neste, refletindo assim sua antecipada consonância com a concepção e as orientações do PRODETUR-NE (Nordeste). A concepção do PRODETUR/NE se deu a partir de estudos desenvolvidos pelo BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, também no início da década de 90. Esses estudos identificaram atividades econômicas que apresentariam vantagens competitivas a ser desenvolvidas no Nordeste Brasileiro, e o Turismo foi selecionado como uma das melhores oportunidades para o crescimento dessa região. Um extenso litoral com a presença de recursos cênicos notáveis, uma produção cultural e expressão artística relevante - inclusive de elementos ligados ao artesanato, um quadro de aspectos gastronômicos diversos e peculiares, uma impressiva rede de cidades litorâneas - algumas das quais sedes de regiões metropolitanas, além da presença de mão-de-obra em abundância e com custos relativamente baixos foram os itens relevados nestes estudos da região. A partir deste diagnóstico preliminar foi concebido, em 1994, o PNC (Programa Nordeste Competitivo), sendo o Turismo, um dos seus quatro capítulos principais. Este capítulo foi desde o inicio apoiado pelo BID, com a participação da extinta SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), do BNB (Banco do Nordeste do Brasil), do Ministério dos Esportes e Turismo (MTur) e dos Estados do Nordeste, sendo criado a partir daí o PRODETUR/NE, cuja primeira fase foi iniciada ainda em 1994.


Esta primeira fase do programa, que posteriormente ficou conhecida como PRODETUR/NE I, teve como objetivo básico contribuir para o crescimento socioeconômico do Nordeste do Brasil por meio do desenvolvimento da atividade turística. Contemplava iniciativas do setor público em infraestrutura básica e desenvolvimento institucional voltadas tanto para a melhoria das condições de vida das populações beneficiadas, quanto para a atração de investimentos do setor privado ligados ao turismo.


Os projetos e ações do PRODETUR/NE I foram selecionados e implantados no âmbito do que se nomeou como “Estratégias de Desenvolvimento Turístico” de cada estado da região. A elaboração dessas estratégias representou um passo pioneiro e importante em direção ao planejamento do desenvolvimento turístico em muitos estados do Nordeste.
Os investimentos centram-se nos temas:

  • Desenvolvimento Institucional/ Saneamento (Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário)/ Proteção e Recuperação Ambiental/ Transportes/ Recuperação do Patrimônio Histórico/ Melhoramento de Aeroportos.
Nesse contexto, o Ceará se insere no âmbito dos estados contemplados pela primeira fase do Programa, estando em consonância com as diretrizes nacionais. O PRODETUR/NE I foi desenvolvido no Ceará através do PRODETUR/CE I, como dito anteriormente em fase posterior ao PRODETURIS, sendo previstos investimentos para 18 municípios, mas somente sete foram contemplados, sendo eles: Caucaia, Fortaleza, Itapipoca, Paraipaba, Paracuru, São Gonçalo do Amarante e Trairi. Os investimentos do PRODETUR/CE I seguiram as temáticas traçadas regionalmente, entretanto 78,2% dos investimentos estiveram centrados em infraestrutura básica e turística, e dentre elas, a obras executadas foram principalmente:

  • Rodovia Estruturante Sol Poente/CE-085 e diversos acessos, localizada no Litoral Oeste, a partir da RMF - Região Metropolitana de Fortaleza/ Aeroporto Internacional Pinto Martins, com nova Estação de Passageiros e acesso ao mesmo a partir da BR 116, através da Av. Carlos Jereissati, em Fortaleza.
Após a finalização e avaliação da primeira etapa do PRODETUR/NE I, foi desenvolvida a segunda etapa do programa, PRODETUR/NE II, para dar continuidade ao processo de desenvolvimento do setor de turismo na Região Nordeste, e se expandindo, ainda, para os setores no Nordeste dos Estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, e para o Vale do Jequitinhonha.

Imagem de Canoa Quebrada do Banco de Imagens Ibi Tupi. Destino turístico internacional, consolidado com recursos do PRODETUR/NE e do PROURB/CE, que hoje já conta com equipamentos públicos referenciais - calçadão/ iluminação publica especial/ sinalização urbana/ ordenamento urbano - saneamento básico, marketing turístico, inserção na midia nacional e internacional e, ainda o Aeroporto Internacional Canoa/ Aracati, no presente em obras de consolidação.

Comentário da postagem: Com ese artigo iniciamos um série que mostra os acertos do Planejamento do Turismo no Ceará e o "esquecimento" do que deveriam ser outros destinos notáveis em nosso Estado, como a Região do Cariri. Queremos com isto reiterar que esta pode ser um reinvidicação estratégica regional a ser organizada por todos aqueles que pensam o desenvolvimento sustentável do Cariri e da Bacia Sedimentar do Araripe. Notar que o PRODETUR/ NE II apoiava ações até no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais e aqui no Nordeste não ia muito além das capitais e do litoral.

Postado por: José Sales

No comments:

Post a Comment