Friday, May 28, 2010

LUZ E LINHA Artista faz intercâmbio no Cariri


Com o uso de uma tecnologia improvisada, Bruno Jacomino articula relações entre corpo e máquina, para mencionar as práticas afetivas da sociedade atual. Montar uma exposição artística a partir da interação com realidades locais é a proposta de Bruno Jacomino.

Juazeiro do Norte. O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB-Cariri) abre hoje a exposição individual "Entre a luz e a linha", do artista visual carioca Bruno Jacomino, com curadoria da também carioca Beatriz Lemos. Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até o próximo dia 10 de julho. Para realizar a exposição, Jacomino, residiu nos últimos 15 dias em Juazeiro do Norte, com o objetivo de pesquisar e interagir com a cultura e a cena artística local. Por sua vez, a curadora Beatriz Lemos, antes mesmo de Jacomino chegar ao Cariri, articulou uma rede de contatos entre os artistas, teóricos e gestores artísticos locais, para que estes participassem ativamente de residência do artista carioca. Além disso, ela acompanhou os últimos dez dias da residência artística e a montagem da exposição de Bruno Jacomino. Utilizando uma tecnologia improvisada, o artista articula relações entre corpo e máquina, para mencionar as práticas afetivas da sociedade atual.

Atentando para a plasticidade de objetos eletrônicos comuns, o artista foca sua reflexão e poética na possibilidade de uma interação orgânica, onde o sujeito possa se tornar um indivíduo livre e ativo. Suas instalações sonoras, que muitas vezes são compostas por vídeos e performances, são espaços carregados de metáforas relacionais que estimulam os demais sentidos do corpo e instigam a participação do público. "Neste sentido, apresentar o trabalho de Jacomino, em uma região de tamanha singularidade como o Cariri, é uma proposta ao mesmo tempo desafiante e animadora", justifica o gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri, Lênin Falcão. A gerência regional do Centro Cultural destaca que a exposição é uma oportunidade de ativar pontes entre a produção já existente do artista e as influências de pesquisas anteriores e posteriores ao período da residência no Cariri. O intercâmbio entre artistas de diferentes realidades culturais também se torna um fator fundamental para a realização deste projeto. Os horários de visitação são de terça-feira a sexta-feira e domingo, de 13h às 21h; e no sábado, de 14h às 22h.

MAIS INFORMAÇÕES:
O Centro Cultural Banco do Nordeste- Juazeiro do Norte - Cariri
Rua São Pedro, 337, Centro
(88) 3512.2855/ 8802.0362

ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Colaborador do Blog do Crato

No comments:

Post a Comment