Saturday, November 20, 2010

ESCOLA VIVA -Por Maria Otilia

A EEF Dom Quintino vem desenvolvendo ações de ampliação da jornada escolar tais como: recreação, letramento, dança de rua , e karaté . Essas atividades escolares são financiadas pelo MEC através do FNDE, no que se refere a aquisição de material e pagamento dos monitores. Ressalta-se que é de grande importância atividades como essas desenvolvidas principalmente para alunos com baixo desempenho ou baixa frequencia. Tendo como objetivo trazer esses educandos para dentro da sala de aula reduzindo assim o índice de abandono ,reprovação e distorção idade -série. E o mais importante que é garantir aprendizagens significativas. Para que a Escola seja sempre viva, dinâmica , o Núcleo Gestor e professsores mantém parcerias com insituições como o SESC que está desenvolvendo oficinas preservação do meio ambiente, Secretaria de Saúde e CREDE trabalhando o SPE (Saúde Preventiva na Escola), Secretaria de Cultura com vários alunos inscritos no curso de dança, teatro e Secretaria da Fazenda com o curso de Educação Fiscal, URCA através dos estagiários que desenvolvem oficinas de leituras, produções textuais, trabalhos com alunos com necessidades especiais, etc.

Neste dia 21 ( domingo) os alunos do Karaté participarão de um torneio juvenil no Poliesportivo. O professor Neto ( instrutor de Karaté ) é o responsável pelo treinamento dos nossos atletas.

O Núcleo Gestor ressalta que uma das maiores dificuldades é a falta de patrocínio para esses eventos tais como: transporte, recursos financeiros para as inscrições,hospedagem, etc. Mas com todas as dificuldades, a Escola continua sendo uma escola viva, que se preocupa com a sua função social e aberta a comunidade.
Postado por Maria Otilia

No comments:

Post a Comment