Monday, November 22, 2010

CRATO - Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 23 de Novembro de 2010


Conferência é encerrada com avaliação positiva dos participantes

Avaliadores da Unesco terminam trabalho de avaliação e destacam potencial do geopark Araripe .A I Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparks, iniciada no último dia 17, chega ao seu final com um balanço positivo dos participantes em relação ao processo de fortalecimento do projeto Geopark Araripe (GA). Após a avaliação dos integrantes da Unesco, Guy Martini, e da norueguesa Kristin Rangner, nos geossítios, para revalidação do selo da Rede Global, o coordenador executivo do GA, Patrício Melo, afirma que esse é um momento de análise de todos os processos desenvolvidos até o momento e de planejamento de novas ações que possam ser desenvolvidas. A previsão é que nos próximos 20 dias, seja inaugurada a sede administrativa do GA, que irá funcionar no município do Crato. Os investimentos para as instalações foram do Ministério da Integração Nacional, no valor de R$ 800 mil, em parceria com a Secretaria das Cidades do Estado do Ceará. O professor Álamo Saraiva, diretor do Museu de Paleontologia, equipamento recentemente reformado e ampliado, diz que essa será uma nova oportunidade de trabalho que se inicia com mais conforto para os integrantes do geopark e também para a população local.

A conferência contou com a participação, no Cariri, de representantes de aproximadamente 20 países da Europa, América-Latina e Caribe. Contando também com participantes de vários estados do Brasil, inclusive aspirantes a geoparks, já que o Geopark Araripe passa a ser modelo de gestão para essas novas propostas. Foram dias de debates, discussões técnicas, expondo condições de como criar e gerir geoparks, sendo a região o principal dentro de discussão para países latino-americanos e do Caribe.

Reitor destaca conferência como espaço aberto para o debate

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), entidade gestora do projeto Geopark Araripe, Plácido Cidade Nuvens, deu ênfase a oportunidade aberta para o debate franco a respeito das estratégias de desenvolvimento sustentado e a valorização dos recursos naturais e da biodiversidade, que se manifesta de forma excepcional na região do Araripe. "Essa é uma oportunidade para o contato direto com esse potencial", afirma.

O secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional, Henrique Villa da Costa, do Ministério da Integração Nacional (MIN) afirma que esse é um momento de grande desafio para a área do Araripe, no Ceará, que se configura como vetor de desenvolvimento regional. Ele foi o moderador da primeira mesa de debates, que teve como tema Iniciativa Mundial de Geoparques. O encerramento da conferência contou com a apresentação de diversos painéis. No sábado, pela manhã, a coordenação da conferência programou visitas de campo dos participantes do evento aos geossítios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Barbalha e Missão Velha.

Vice-Governador do Estado abre Conferência

A conferência foi aberta no Boulevard, em Barbalha, pelo vice-governador do estado, Francisco Pinheiro, com a representatividade de autoridades locais e secretários estaduais. Ele ressaltou a importância de levar as discussões sobre o geoparque para maior entendimento da população do que representa, dentro do processo de desenvolvimento. "As pessoas precisam entender e tomar conhecimento dessa riqueza", disse.

Estão presentes países como a França, Grécia, Malásia, Espanha, Noruega, Irlanda, Portugal, Uruguai e do Brasil. Atualmente, segundo a secretária da iniciativa de Geoparques da Unesco, Margarete Patzak, existem no planeta 77 geoparques, com redes européias e asiáticas e a intenção é possibilitar que novos surjam, dentro de um processo que envolve vários critérios. Ela cita que não é simplesmente um espaço qualquer, dentro de um quadrado, e que não envolva apenas um geossítio, mas vários. A secretária destacou principalmente a iniciativa mundial da criação de geoparques, na atualidade.

O integrante do Serviço Geológico da Argentina, Fernando Miranda, afirma que a sua vinda ao Brasil participar da Conferência tem a finalidade de conhecer mais de perto iniciativas como o Geopark Araripe, além de conhecer questões técnicas de como criar em seu país projetos dessa natureza.

O consultor da Unesco, Artur Sá, destaca a importância das discussões como um processo de aprendizado em todos os aspectos, relacionados às experiências já existentes e as que ainda podem ser desenvolvidas. Ele ressaltou a dedicação e envolvimento que tem acontecido no Cariri pela equipe do GA, principalmente de jovens, que estão inseridos no trabalho de construção do Geopark Araripe. "Efetivamente o trabalho que foi feito deve deixar as pessoas de consciência tranqüila", afirma.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do estado, René Barreira, disse que há uma enorme expectativa em relação ao reconhecimento da Unesco pelo trabalho que foi desenvolvido nos últimos anos no Geopark Araripe. Ele afirma que a conferência é de grande importância na consolidação do geopark, o intercâmbio e fortalecimento das iniciativas voltadas para a criação de uma rede latino-americana.

Geopark Araripe e Fundação Geoparques da Venezuela assinam acordo de colaboração

Na noite de encerramento (19) da 1a Conferência Latino-Americana e Caribenha de Geoparques, representantes da Venezuela assinam acordo de cooperação entre Geoparques.

A Vice-Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, e o coordenador executivo do Geopark Araripe, Patrício Melo, celebraram convênio de cooperação com a Fundação Geoparques de Venezuela, representada pelo diretor executivo, Francisco Miguel.

O objetivo da cooperação destina-se a enquadrar e coordenar as atividades da Fundação Geoparques de Venezuela e do Geopark Araripe em consultas, trocas de informações e realizações nos domínios da pesquisa, tecnologia e treinamento.

Secretário da SECITECE reúne-se com a Administração Superior da URCA

O Secretário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Barreira, esteve, na noite de ontem, dia 18, reunido com a Administração Superior da URCA, no gabinete do Reitor. Na ocasião o Secretário informou que o Governo do Estado dispõe de R$ 3 para investimento em equipamentos para a pesquisa. Esse recurso é proveniente do governo alemão.

O Secretário falou ainda dos investimentos feitos nas universidades públicas estaduais, pelo Governo do Estado, no período compreendido entre 2007-2010. Ele destaca que se trata de um montante nunca antes investido nas universidades em outros períodos. Reconhece a necessidade de um plano de reposição de funcionários e professores aposentados, uma vez que já existe a reposição nos casos de falecimento e exoneração de professores.

Disse ser necessário continuar a política de qualificação e capacitação do corpo docente das IES públicas estaduais, destacando a importância das universidades estaduais na interiorização do ensino superior, lembrando que elas também respondem por 50% da matrícula na universidade no Brasil.

René Barreira destacou ser a favor da criação de pelo menos duas universidades federais no Ceará, sendo uma na zona norte outra aqui no sul do Ceará.

Quanto ao Geopark Araripe, o Secretário disse que os investimentos nesse programa não iriam esgotar, uma vez que o Governador eleito é o mesmo que aposta no Geopark como estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Reconhece a necessidade de criação do quadro de cargos para o melhor funcionamento do Geopark Araripe.

O Reitor Plácido Cidade Nuvens reiterou solicitação de apoio para resolução do problema da carência de professor efetivo e para ampliação do espaço físico da URCA.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Crato, 22 de novembro de 2010

No comments:

Post a Comment