Thursday, November 25, 2010

Os Eternos Lamentadores de Plantão dos Problemas do Crato - Por: Dihelson Mendonça


Seja Parte da Solução, Não do Problema!


Já há algum tempo, venho acompanhando as eternas lamúrias do Sr. Pedrinho Esmeraldo, um clássico apontador de problemas e não de soluções da nossa cidade, e neste caso específico, em relação ao fechamento da Escolinha Maria Amélia, localizada no Sítio São José.

Para os nossos leitores, afirmo que um dos grandes problemas do Crato é que alguns gostam de criticar as coisas sem prévio conhecimento de causa. Eternos lamentadores de plantão, que usam o dedo indicador para apontar o que não foi feito, ou o que deveria ter sido feito, mas não movem uma só mão para contribuir para uma solução factível dos problemas do Crato. São os apelidados "Edil" ( de dentro ou de Fora ), sendo que há por aí um tal "Edil" de fora ( de Fortaleza ), que é tão desinformado, escrevendo disparates sobre o Crato, que não compensa sequer que aqui gastemos nossas palavras em rebater as insanidades que aquele cidadão escreve pelos Blogs. Mas deixemos este de lado, e vou me ater apenas ao caso trazido à baila nesses dias pelo Sr. Pedrinho Esmeraldo, por quem nutro grande estima pessoal, mas encontra-se muitas vezes equivocado em suas colocações.

Com relação especificamente à Escola Maria Amélia, há um fator importante a se considerar sobre o fechamento da mesma no distrito, que se chama contingenciamento. Andei me informando com o Prefeito Samuel Araripe há um certo tempo sobre este caso, e ele fez as contas na ponta do lápis e mostrou que o local, assim como outros locais do município custam muitas vezes mais caro manter uma escola aberta por um mero orgulho do distrito, do que investir em TRANSPORTE ESCOLAR de qualidade para levá-los a uma região do município mais densamente povoada, com melhor aparelhamento de professores e outros recursos importantes ao pleno desenvolvimento do aluno. Portanto, ficaria muito mais barato para o município e com mais qualidade no ensino, trazer os alunos para a cidade ou para um local mais próximo, o que inclusive promove a integração deles em ter contato com a vida diversa da cidade, com outros alunos de diferentes bairros e formações, ao invés de mantê-los confinados o tempo inteiro no seu próprio vilarejo, sem relação alguma com o mundo exterior.

Meu caro Pedrinho Esmeraldo, eu posso compreender o seu amor ao Crato, mas o Crato tem problemas muito mais urgentes para serem solucionados do que esse, e você, por um provável desconhecimento de por onde a banda passa, jamais abordou em suas crônicas. Além do mais, comporta-se como um mero apontador de problemas, sem jamais tocar na SOLUÇÃO do PROBLEMA.

Pedrinho, sejamos parte da Solução, não do Problema! - Indique como é que o município vai resolver coisas importantes. Indique aonde vamos conseguir, por exemplo, 300 milhões de Reais para fazermos o resto do saneamento do Crato, a solução definitiva para o Canal do Rio Grangeiro e outras coisas. Esse negócio de se lamentar eternamente das muriçocas do canal, dos buracos na camada de asfalto, ( isso todos nós sabemos que existe) de todas as dificuldades sem apontar as soluções, já está por demais ultrapassado. As sociedades inteligentes aprenderam que o dever do cidadão é colaborar com SOLUÇÕES para sua cidade, seu estado e seu país.

É assim, com objetividade, com propostas factíveis e não com lamúrias e falácias, que se deve resolver os problemas que afligem as populações.

Problemas ? Nós listamos inúmeros. Inclusive, causados pela própria população, por exemplo, em não possuir uma educação compatível com a civilização, quando queima o lixo e gera gases altamente tóxicos; Quando a câmara de vereadores deixa de propor projetos importantes ao município, além de muitos outros. Mas queremos soldados enfileirados nas soluções deles, e não apenas como aqueles velhos que ficam pelas calçadas da Praça Siqueira Campos ( que não é o seu caso ), reclamando do que a cidade deveria ser assim ou assada, que deveria ter isso ou aquilo, e não têve. Levantem-se e AJAM. O mundo é dos que fazem! Estamos trabalhando no sentido de resolver os problemas, não de causar mais problemas. Que possamos amar o Crato SIM, e que demonstremos esse amor simplesmente FAZENDO ALGUMA COISA ÚTIL. Pelo menos algo muito mais útil do que simplesmente abrir a boca para reclamar e depois cruzar os braços !

Dihelson Mendonça

No comments:

Post a Comment