A presidente eleita já teria os três principais nomes da equipe econômica. Miriam Belchior deve ser chamada para o Ministério do Planejamento; Guido Mantega, para permanecer no Ministério da Fazenda e Alexandre Tombini, para presidir o Banco Central. A presidente eleita Dilma Rousseff já começou a definir, nos bastidores, os nomes que vão compor a equipe do próximo governo. A reportagem é de Delis Ortiz. Foram várias reuniões: nesta segunda-feira (22), até tarde da noite, e nesta terça-feira (23), o dia todo. Segundo fontes ligadas à equipe de transição, a presidente eleita, Dilma Rousseff, já teria fechado os três principais cargos da equipe econômica. O anúncio oficial deve ser nesta quarta-feira (24).
Segundo essas fontes, Guido Mantega foi convidado a permanecer no Ministério da Fazenda e aceitou. Para o Planejamento, deverá ser anunciado o nome de Miriam Belchior, braço direito de Dilma quando ela comandou a Casa Civil. Atualmente, Mirian é coordenadora do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, que deve ser incorporado pelo Ministério do Planejamento.
Para a presidência do Banco Central, Dilma deverá anunciar o nome do atual diretor de Normas, Alexandre Tombini, funcionário de carreira do Banco. A presidente eleita tem ainda marcada uma conversa com Henrique Meirelles, presidente que esteve à frente do Banco Central nos últimos oito anos. A presidente eleita fez questão de conversar sobre a decisão com o vice, Michel Temer, que preside o PMDB, partido de Meirelles. À tarde, Dilma foi ao gabinete da transição, no Centro Cultural Banco do Brasil. Ela respondeu ao recenseamento do IBGE, teve algumas audiências e depois permaneceu em reunião com a equipe de transição.
G1
No comments:
Post a Comment