Tuesday, November 30, 2010

Aprece Itinerante: O Crato Marca Presença no Encontro da FrenteSul-Por Armando Rafael.


Tendo como local o salão de convenções do Verde Vale Hotel, em Juazeiro do Padre Cícero do Crato, aconteceu nesta segunda-feira, dia 29, reunião dos prefeitos que formam a Frente Municipalista do sul do Ceará-Frente Sul. O vice-prefeito de Crato, Raimundo Bezerra Filho, representou o o prefeito Samuel Araripe no evento. Duas palestras foram destaque neste encontro da frenteSul. O Secretário de Saúde do Ceará, José Arruda Bastos, abordou o próximo funcionamento do Hospital Regional do Cariri e a presidente da Associação dos Prefeitos e Municípios do Estado do Ceará-Aprece, Eliene Brasileiro fez um retrospecto da atividades daquela associação nos últimos dois anos.

A tônica entre os prefeitos presentes era de apreensão, em face da queda da arrecadação de tributos federais, o que ocasiona a redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios(FPM).Tal fato, segundo a maioria das prefeituras integrantes da FrenteSul.O vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho informou aos presentes que o município de Crato já pagou, no primeiro semestre, metade do décimo-terceiro salário aos funcionários municipais. E adiantou que graças às providências adotadas pelo prefeito Samuel Araripe, que economizou todos os meses parte da receita da Prefeitura, o restante do décimo-terceiro salário será pago em Dezembro. Contrastando com a boa performance financeira da Prefeitura de Crato, muitos dos prefeitos presentes deram como certo que, além da dificuldade para pagar o décimo-terceiro salário, ainda terão de interromper obras por conta da redução do repasse por parte do Governo Federal.


Raimundo Filho informou também que o Crato não vai utilizar a quota que caberá ao município que está incluído entre os beneficiários da Policlínica que o Governo do Estado construirá em Campos Sales.E justificou que ao invés dos 15% do orçamento que a Prefeitura de Crato é obrigada a investir no setor de saúde, vem investindo 23%. Com isso, a cota de exames de saúde da população cratense que deveria ser feita em Campos Sales já vem sendo feito aqui mesmo na cidade de Crato. Segue em anexo observações do reporter fotográfico Wilson Bernardo. Qualquer investimento em Saúde do porte que seja necessário, como por exemplo a redução ou não inclusão de repasses par unidades básicas de saúde como Hospitais municipais, assim como o MEGA Hospital Regional do Cariri é muito pouco ou quase nada e é insignificante, diante do descaso do Governo do Estado, que insiste em desrespeitar a constituição, ao não pagar o Piso Salarial dos Professores do Estado.


Armando Rafael (Texto)
Wilson Bernardo (Fotografia)

No comments:

Post a Comment