Tuesday, February 5, 2013

URCA e Fundetec promovem encontro com prefeitos eleitos e reeleitos do Cariri



O encontro aconteceu na manhã de ontem, na URCA e na Fundetec, em que foram debatidas questões a exemplo da lei de acesso à informação e municipalismo

Prefeitos eleitos e reeleitos de várias cidades do Cariri, Centro-Sul e representantes de cidades do interior do Pernambuco foram recepcionados ontem, na Universidade Regional do Cariri (URCA) e na Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (Fundetec). O objetivo do encontro foi promover uma aproximação com os novos gestores e apresentar projetos que podem ser desenvolvidos por essas instituições em prol do desenvolvimento regional, por meio de parceria integrada com os municípios.

Na URCA, os gestores foram recepcionados pela Reitora, professora Otonite Cortez, o Vice-Reitor, Patrício Melo, Pró-Reitores da Instituição e diretores de centro, além de servidores de diversos departamentos e setor administrativo, durante almoço, servido no Pátio de Pedagogia. Prefeitos de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Várzea Alegre, Jardim, Farias Brito e representantes de outros municípios, instituições financeiras como o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), tiveram a oportunidade de manter o contato direto com a Universidade, a mais influente instituição de ensino superior com legado de ensino e formação profissional de 26 anos.

Para o Prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, o encontro é uma espécie de chamamento aos municípios, para haja uma parceria maior entre as prefeituras e a Universidade, como o seu papel em prol da educação de qualidade e desenvolvimento. “É uma iniciativa muito importante, no início da gestão, para que a gente venha debater”, diz ele. Segundo o prefeito, é importante perceber os serviços que essas instituições podem oferecer, sem que seja necessário buscar fora da região. Durante o encontro, o prefeito firmou um novo encontro com a Reitora, para que seja feita uma reunião com representantes da Universidade e secretarias municipais, como forma de fortalecer ainda mais a parceria de trabalho.

Já o prefeito da cidade de Barbalha, José Leite, destacou a contribuição que a Universidade pode dar para as comunidades. “Estamos trabalhando muito próximo da  URCA com a questão do Geopark, que hoje envolve grande parte dos municípios da região”, afirma. O prefeito também ressalta a capacitação técnica que pode ser oferecida por meio da URCA e da Fundetec nos municípios, através de um apoio qualificado para as ações municipais. “Os prefeitos poderiam ir mais às universidades, para conseguirem parcerias importantes em projetos para os municípios”, diz ele. 

A reunião na Fundetec contou com a participação do representante da Prefeitura do Crato, o vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho. De acordo com o gestor, a iniciativa da URCA e da Fundetec proporcionou um momento importante para a troca de ideias, dentro de um contexto de integração, no intuito de avançar num conhecimento maior do que a Fundação pode oferecer, dentro das suas competências de atuação, a exemplo de concurso público, ofertas de cursos, entre outros projetos que podem ser realizados por um órgão genuinamente caririense, com respaldo de uma instituição como a URCA.

Para a Reitora, Professora Otonite Cortez, este foi um momento de congraçamento entre os gestores municipais e os órgãos parceiros, que contribuem com a Universidade para a promoção do desenvolvimento regional. “A ideia foi mostrar para esses gestores eleitos e reeleitos os cursos que temos, além dos serviços que podem ser ofertados por meio da Universidade, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, através da parceria com os municípios e pela região”, ressaltou.

Os temas debatidos na Fundetec estiveram relacionados à previdência própria, lei de acesso à informação e municipalismo. “Essa teia de relações se fortalece e nós queremos continuar trabalhando com os municípios, num compromisso com o desenvolvimento local e regional, reafirmado no contexto da pesquisa, ações extensionistas e de recursos humanos”, completa a Reitora.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213
Rua Cel. Antônio Luiz, 1161 – Pimenta – Crato - CE

No comments:

Post a Comment