Saturday, February 2, 2013

Nova York vem sendo um paraíso das compras e turismo para muitos caririenses - Por: Wilson Rodrigues


Atraídos pela estabilidade da moeda norte-americana, fácil aceitação aos cartões de créditos brasileiros e principalmente pelos baixos preços de vários artigos e produtos diversos, alem de uma tarifa tributária de 7,5 %, dezenas de turistas, empresários e lojistas do Cariri estão transformando a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, no seu principal paraíso das compras. Embora a administração do Aeroporto Regional do Cariri não confirma a informação, por não ter nenhum controle neste sentido, mas, estima-se que, dos quase 500 mil passageiros que embarcaram em 2012, foi bem considerável o numero de viagens para o exterior de acordo com declarações de algumas agencias de turismo da região e de alguns passageiros que habitualmente viajam pra lá. A lojista juazeirense, Maria Auxiliadora Nunes de Lima disse que sempre vai para os Estados Unidos, não com o intuito exclusivo de fazer compras e sim, na condição de turista para visitar amigos e parentes, mas não resiste os preços nova-iorquinos e vinda comprando alguns produtos. Com a mesma finalidade também viaja uma vez por ano o empresário Castro Tiago de Azevedo Lins. Ele disse que estando em Nova York se sente como se estivesse no Brasil. Para ele é a cidade americana com maior numero de brasileiros e assim fica fácil devido a facilidade que se tem em função de quase todo mundo falar a língua portuguesa. Gilberto Esmeraldo Pinheiro Amorim, empresário do Crato é também um dos caririenses que sempre vai para Orlando no mês de julho e disse que os preços de alguns produtos, principalmente vestuários, são quatro vezes mais baratos do que no Brasil.

O empresário cratense, Waldemir Correia de Sousa é outro fascinando pela cidade de Nova York. Disse que em toda loja ou qualquer outro estabelecimento comercial tem um brasileiro trabalhando e afirmou que é mais fácil, mais barato e conveniente viajar pra lá do que para alguns Estados do Brasil. “Passar uma semana em Nova York se gasta hoje cerca de sete mil reais, enquanto para a Bahia, por exemplo, os custos podem chegar a doze mil reais pelo mesmo período. Por um bom hotel em Nova York se paga hoje uma diária entorno de 260 reais, enquanto em Fortaleza por uma hospedagem com menos conforto é 300 reais”, disse Waldemir. Segundo o empresário o preço da passagem custa mil e duzentos dólares, aproximadamente dois mil e 400 reais por uma viagem de oito horas de vôo saindo de Juazeiro do Norte com conexão em Fortaleza e São Paulo, concluiu Waldemir Correia de Sousa. As pessoas contatadas pela reportagem foram unanimes ao afirmar que a maior dificuldade enfrentada pelos caririenses interessados em viajarem para o exterior é em relação a aquisição do visto no passaporte, tendo que irem duas vezes ao Recife, se hospedar em hotéis por três ou quatro dias,  enfrentar uma enorme fila para uma entrevista no consulado, após isto, voltar pra casa e só depois de 20 dias retornar a capital pernambucana para ter liberado o documento. Por esse procedimento, disseram eles, se gasta nada menos do que dois mil reais com hospedagens, estadias e passagens.

Uma empresa de turismo no Crato acaba de fazer parceria com uma agencia no Recife para facilitar a vida dos que querem viajar para o exterior. O passageiro do Cariri basta comparecer a empresa cratense com seus documentos pessoais e só será preciso ir a capital pernambucana uma vez para a entrevista no consulado e em poucos dias receberá no seu endereço, via SEDEX, o passaporte com o visto. Para o presidente do Sindicato dos Lojistas do Crato, Duda Alencar, essa iniciativa chega em boa hora considerando o crescimento econômico da região e o aumento do poder aquisitivo da população que se sente estimulada, principalmente para quem ainda não conhece a outros Países. Para ele a peregrinação Cariri Recife e vice versa para adquirir um simples visto no passaporte, era um absurdo, gerando transtornos e desconforto, concluiu.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Jornalista
Membro Escritor do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe

No comments:

Post a Comment