Tuesday, February 12, 2013

Notícias desta terça-feira de carnaval (Armando Rafael)

Lambrujeira 1

Crédito da foto: Dihelson Mendonça

Quem passa pela Praça da Sé (foto acima), o chão mais sagrado desta Heráldica Cidade de Frei Carlos, fica surpreendido com o número de mosaicos soltos ou quebrados. Bom lembrar que a reforma daquela praça foi feita há apenas 7 meses. Para fazer a reforma das praças centrais de Crato o governo do Estado tomou dinheiro emprestado no Banco Mundial. E a construtora fez um serviço de segunda categoria. Por oportuno, observem também o estado em que se encontra o piso da Praça Alexandre Arraes...

Lambrujeira 2


Também o calçamento feito com blocos de cimento intertravados começa a mostrar sua fragilidade. Em frente à Coletoria Estadual, na Praça da Sé, um persistente vazamento da tubulação d’água já mostra seus efeitos. E na Rua Dom Quintino, em dois lugares, o calçamento cedeu. Num desses locais alguns blocos foram retirados e o pequeno buraco tende a aumentar. No outro local o calçamento simplesmente arriou e o fato é sentido por quem passa por ali de carro.




Preservando o patrimônio histórico de Crato

O piso de madeira do Coro da Catedral de Crato apresentou sinais de que cedeu um pouco. É coisa mínima, mas, precavido, o Cura da Sé, padre Edimilson Neves chamou um engenheiro para avaliar o quadro. Este sugeriu retirar a mureta interna – feita com placas de concreto – pois pesavam muito. Padre Edmilson vai fazer mais: logo após o carnaval, inicia uma campanha junto aos fiéis para restaurar todo o coro. Este terá o histórico piso de madeira preservado. E, quanto pronto, voltará ser utilizado pelos corais que participam das missas na velha Sé.

Pensando alto


Padre Edimilson enxerga mais longe. Ele alimenta o sonho de, no futuro, adquirir um harmônio de tubos para ser utilizado no coro da catedral de Nossa Senhora da Penha. Para quem não sabe, o harmônio é um instrumento musical tocado por meio de um ou mais manuais e uma pedaleira. O som é produzido pela passagem do vento (ar comprimido) através de tubos de metal e madeira. O seu mavioso som impregna as igrejas com uma atmosfera espiritual, quando tocado durante as liturgias católicas.



Coisas desta República

Ora, direis que não estamos no 1º de abril, Dia da Mentira! Mas esta notícia foi veiculada pela mídia neste feriadão do carnaval: Aliados de Renan Calheiros (PMDB-AL) vão apresentar um pedido de impeachment contra o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, como retaliação à denúncia feita por este contra o presidente do Senado no Supremo Tribunal Federal.

No mais

Que valor moral teria este movimento feito pela Tropa de Choque do senador alagoano? A Tropa de Choque de Renan é composta pelo que de pior existe no atual quadro caótico da política brasileira. E o Procurador Roberto Gurgel tem credibilidade e apoio da opinião pública brasileira. Esta,  em apenas oito dias, já reuniu mais de 1 milhão de assinaturas em favor do impeachment de Renan Calheiros.

Efeito Orloff (ou: “eu sou você amanhã”)

Lembram-se da propaganda daquela vodca? Pois bem, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, congelou os preços nos supermercados até o dia 1º de abril. E com a volta da inflação aqui no Brasil... Cala-te boca!

Aliás

Dona Dilma já sinalizou quer vai acompanhar mais de perto os preços da cesta básica... Hummm... aí tem coisa! Bom não esquecer que para atingir a meta fiscal de 2012, o governo federal – dentre outras “químicas” – utilizou no cálculo R$ 7,2 bilhões de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço–FGTS.

Triste realidade

A minoria de brasileiros que participou do carnaval no Rio de Janeiro, Salvador e Recife/Olinda (além de outros núcleos insignificantes em número de pessoas num país continental) bem poderia ter adaptado aquela marchinha de carnaval de Zé Keti, dos anos 60: "Tanto riso, oh quanta alegria! Mais de 190 milhões de palhaços no salão...". Sim, pois num país em putrefação moral como o nosso, com a inflação voltando, com a constatação de que somos o único país emergente que enfrenta a combinação de custo de vida em alta e produção estagnada, a população sem políticas de  segurança e  saúde, além da corrupção que varre  todos os níveis da nação, a opinião pública brasileira sente-se como se fosse um palhaço.

Herança bendita

Aliás, se o Governo Federal continua impotente para deter o atual surto inflacionário, deveria ter a humildade de procurar FHC e perguntar qual foi a fórmula que ele usou para derrotar a hiperinflação que durante 100 anos foi uma constante na história republicana brasileira.

A frase da semana

Foi dita pelo deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ): “Pior do que este Parlamento, só um Parlamento fechado”. Disse tudo!

...e para finalizar a charge do dia, publicada na "Folha de S.Paulo":

                                                                               

No comments:

Post a Comment