Monday, February 4, 2013

Minas Gerais tem quase 6 mil desalojados por causa da chuva


BELO HORIZONTE (MG) - Quase seis mil pessoas estão desalojadas por causa das chuvas que atingem o estado de Minas Gerais desde o final de setembro. Segundo o boletim da Defesa Civil divulgado nesta segunda-feira, nas 55 cidades afetadas pelos temporarais, há 5.839 pessoas fora de casa e 189 desabrigados. O estado soma 420 casas danificadas e dez destruídas. Somente em Bambuí, há 4,5 mil pessoas desalojadas. Entre os municípios atingidos pela chuva, 18 decretaram estado de emergência. O último a entrar na lista foi Poço Fundo, a 395 quilômetros de Belo Horizonte.

As outras cidades que já haviam decretado situação de emergência são: Senador Firmino, Itanhomi, Bambuí, Paula Cândida, Itaobim, Almenara, Itabirinha, Teófilo Otoni, Malacacheta, Mathias Lobato, Ibirité, Açucena, Recreio, Itajubá, Montes Claros, Marmelópolis e Virgínia.

Desde o início do período chuvoso, 22 pessoas morreram e nove ficaram feridas. O primeiro óbito foi registrado em Passos, em 21 de setembro. Na ocasião, a estrutura metálica de uma quadra de escola não suportou a força de um vendaval e caiu, atingindo um adolescente de 17 anos.

As mortes mais recentes aconteceram em Lambari, no dia 14 de janeiro. Dois homens, um de 24 e outro de 32 anos, estavam em uma oficina mecânica quando um deslizamento de terra atingiu o estabelecimento no bairro Corredor.

Tempo fica instável em todo o estado

A Defesa Civil informou que o tempo permanece instável em todo o estado. O céu fica nublado, passando a encoberto com chuva, de moderada a forte intensidade, que podem vir acompanhadas de trovoadas, raios e rajadas de vento em áreas do Triângulo, Oeste, Sul, Zona da Mata e em parte do Centro. A Região Metropolitana de Belo Horizonte também terá céu nublado com pancadas de chuva, no decorrer do dia.

Nas demais regiões mineiras, o sol aparecerá entre nuvens e chove em áreas isoladas, à tarde. As temperaturas diurnas estarão em ligeiro declínio no setor oeste e centrosul, e estáveis no norte e leste, onde superar os 30 graus em algumas cidades.

G1
Foto meramente ilustrativa - Minas Gerais 2010



No comments:

Post a Comment