Saturday, February 2, 2013

Sem tempo e sem dinheiro, Crato tenta achar o ritmo do carnaval 2013 - Por: Wilson Rodrigues


O Crato já teve o melhor carnaval do interior cearense, apresentando seis escolas de samba, grandes e pequenos blocos com direito a desfiles e pontuações através de um júri popular formado por autoridades, carnavalescos, compositores, artistas populares e representantes da sociedade civil organizada, sem falar nos bailes realizados nos clubes da cidade como Associação Atlética Banco do Brasil AABB, Crato Tênis Clube e nos clubes localizados no Sopé da Serra do Araripe como AABEC, Serrano, Itaytera e Clube Recreativo Grangeiro. O evento atraia turistas de varias cidades do Ceará e de outras regiões dos Estados vizinhos da Paraíba, Pernambuco e Piauí. Aos poucos o carnaval do Crato foi saindo da pauta das prioridades dos gestores municipais e hoje resume-se apenas numa batucada sem muita folia e diversão. Devido a esse fracasso, um grupo de jovens, por conta e riscos próprios, resolveu implantar o chamado “desfile das virgens”, que se mantém até hoje como semente viva do carnaval cratense  e que acontece na sexta feira. A proposta da atual administração municipal é resgatar o carnaval cratense. Com este objetivo a secretária de cultura do município, Dane de Jade construiu um projeto piloto e enviou ao Estado pedindo patrocínio e apenas 20 mil reais foram disponibilizados. Por falta de tempo e de recursos financeiros a secretaria decidiu em comum acordo com as escolas e blocos realizar um carnaval alegre com foco nas tradições dos carnavais anteriores.

Conforme a assessora de comunicação da secretaria de cultura do município, jornalista Raquel Arraes, a prefeitura não tem dinheiro para patrocinar as escolas de samba e entrará apenas com o apoio logístico e a segurança publica. Disse que o valor disponibilizado pela Secretaria de Cultura do Estado é irrisório e só vai dar para fazer um evento marcado pelas tradições narradas pelos carnavalescos sobre o que foi a folia momina nos anos anteriores na cidade. Com esta finalidade ficou decidido que em 2013 a festa será aberta na sexta feira com o tradicional desfile das virgens a partir das 16 horas. No sábado haverá no Lago da Reffsa a noite dos DJs apresentando um repertorio dirigido a um publico mais jovem. No domingo acontecerá o desfile dos blocos fantasiados, na segunda feira haverá o encontro das baterias com cada uma descendo de seus respectivos Bairros se concentrando no Lago da Reffsa e na terça feira, encerrando o calendário, apresentação de grupos musicais locais. Na segunda feira e na terça feira haverá a apresentação da Banda de Musica Municipal, sempre a partir das 17 horas até as 22 horas.

É pensamento da secretaria de cultura do município prestar uma homenagem ao carnavalesco Vitorino, pelos relevantes serviços prestados ao carnaval do Crato e do Cariri durante 44 anos e que faleceu no dia 14 de novembro de 2011 com 79 anos de idade. Antonio Vitorino da Silva era proprietário de uma das maiores escolas de samba que o Crato já teve detentora de 16 títulos importantes. Entre bateria e ALAS a escola de samba do Vitorino chegou a ter 260 integrantes. Seu primeiro desfile aconteceu em 1960 e o ultimo em 2004.

Wilson Rodrigues
Radialista/Jornalista
Membro Escritor do Blog do Crato


No comments:

Post a Comment