Tuesday, February 5, 2013

MORACA e SESC realizarão cursos no Bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte


O Movimento Raízes do Cariri - MORACA, em parceria com o SESC de Juazeiro do Norte, abriu inscrições até quinta-feira dia 7 de janeiro do corrente, horário das 15 às 20h, para os cursos de violão, teatro, dança, pífaro, flauta, circo-escola, percussão, bateria, xadrez, contação de histórias e capoeira, no Bairro João Cabral, Rua senhor do Bonfim, 796.

Podem participar somente alunos que estudam em escolas públicas. Os documentos necessários são os seguintes: RG e CPF do pai ou da mãe, ou do responsável, declaração da escola, comprovante de residência (água, luz) e uma foto 3 X 4. Os alunos que se matricularem terão direito à carteirinha do SESC. As vagas são limitadas e todos os cursos são gratuitos.

 A parceria da ONG MORACA com o SESC tem como objetivo fomentar as artes, a cultura e o esporte no Bairro João Cabral, visando a inclusão social, e oferecer oportunidade para o bairro mais musical de Juazeiro do Norte, pois o João Cabral hoje é considerado o bairro que possui mais grupos da tradição oral, como reisados, bandas cabaçais, bacamarteiros, maneiro pau, e é nesse sentido que o MORACA, sendo um movimento musical de raízes, e o SESC, se unem para realizar este trabalho social, usando como porta de entrada à arte e especialmente à cultura.  

Em função da existência desses grupos, será criada a Escola da Tradição e dos Saberes Populares do Brasil, nesse mesmo espaço, onde contará com a Biblioteca da Cultura Popular Poeta Pedro Bandeira e oficinas para confecção de instrumentos musicais e indumentárias em geral dos grupos da tradição oral.

Um novo momento do Projeto MORACA

Agora o Movimento Raízes do Cariri - MORACA vive um momento de renovação, e passou a atuar com sede instalada no Bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte. O bairro objeto da ação não foi escolhido aleatoriamente. Aqui vivem mais de 30 grupos da tradição oral, reisados, bandas cabaçais, bacamarteiros, maneiro pau, entre outros.

O João Cabral é um bairro musical por excelência. Porém a população enfrenta uma dura realidade: De acordo com notificações dos órgãos de segurança pública, o João Cabral é considerado um dos mais violentos da cidade, liderando o número de ocorrências policiais e, na maioria delas, com envolvimento de adolescentes. A insegurança generalizada deixa em polvorosa uma população estimada em 29 mil habitantes. Nesse universo desolador, estão milhares de crianças e adolescentes num estado extremo de vulnerabilidade social. Esses pequenos são o público alvo para as ações do MORACA CARIRI.

Escola da Tradição Oral e Saberes Populares

O Bairro João Cabral apresenta todas as características para criação da Escola da Tradição e dos Saberes Populares. Além dos mais de 30 grupos da Tradição Oral residentes nesta comunidade, o Movimento Raízes do Cariri -MORACA veio somar com seus trabalhos e com a iniciativa de criar a Escola da Tradição Oral do Brasil, trazendo sua biblioteca da Cultura Popular Poeta Pedro Bandeira: Neste sentido buscamos o maior parceiro da Cultura de Juazeiro do Norte, o SESC, para que possamos juntos fundar esta Universidade Popular de Saberes, para que o Nordeste Brasileiro tenha uma escola de tradição de referência para a cultura do Brasil e do Mundo

No comments:

Post a Comment