Tuesday, March 23, 2010

Mensagem do Secretário de Meio Ambiente Nivaldo Soares sobre o Dia da Água


Água Limpa para um Mundo Saudável

O DECRETO Nº 55.795, DE 24 DE FEVEREIRO DE 1965, assinado pelo Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco Instituiu em todo o território nacional a Festa Anual das Árvores, a ser comemorada na última semana de março de cada ano. Em 1971 a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), acolheu proposta da Confederação Européia de Agricultores, e estabeleceu o dia 21 de março como o dia Florestal Mundial.

Em 22 de fevereiro de 1993 a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou através da resolução A/RES/47/193, o dia 22 de março de cada ano, a partir de 1993, como o "Dia Mundial das Águas" (DMA). Aderindo a proclamação destas datas o Executivo Municipal do Crato, através da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano juntamente com a URCA, SESC, COGERH, SEMACE, ICMBio .......... e mais uma dezena de instituições parceiras montaram uma programação para semana ‘Semana da Água e da Arvore’ que vai do dia 22 ao dia 27 com objetivo de chamar a atenção de governos, organizações, comunidades e pessoas para a adoção de medidas de prevenção, limpeza e reabilitação de tão preciosos recursos naturais.

Este ano de 2010, a campanha promovida pela ONU, para comemorar o dia mundial das águas, tem como tema “Água Limpa para um Mundo Saudável”. Tema este que chama a atenção para o fato de que a qualidade de vida no planeta depende diretamente da qualidade dos recursos hídricos. É sabido que a qualidade da água vem piorando drasticamente em todo o planeta e tem como principal fator um rápido processo de urbanização, aliado ao desperdício e da falta de tratamento sanitário e industrial apropriado. Segundo a ONU, o problema é mais grave nos países em desenvolvimento, onde 90% do esgoto e 70% dos efluentes industriais têm como destinos rios, lagos, mares. A água é o elemento que deu origem e sustenta a vida no planeta Terra. Sem a água, nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, sobreviveria. Cerca de 70% de nossa alimentação e de nosso próprio corpo são constituídos por água. Mais da metade de todas as espécies de animais e plantas do mundo é aquática.

Já a Festa Anual das Árvores tem por objetivo difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores para o bem-estar dos cidadãos. As árvores fornecem sombra para suportar o calor das grandes cidades ou o sol nas lides do campo. Fornecem alimentos para pessoas e animais através de seus frutos, sementes, folhas e flores. Purificam o ar e protegem o solo da erosão. Além disso, incorporam ao solo matéria orgânica e nutrientes essenciais para o cultivo de alimentos. Fixam o carbono atmosférico e regularizam o ciclo hidrológico, protegem nascentes e margens de rios, embelezam as paisagens e fornecem matéria-prima para carpintaria, todos os tipos de construções, indústrias de papel, farmacêutica, de higiene e muitas outras.

Arvore e água são tão próximas quanto essenciais à vida na Terra.

"No Ceará, o mês de março é marcado pelo estação das chuvas. A Festa Anual das Árvores põe em evidência a importância do reflorestamento e da preservação das espécies nativas. A árvore homenageada este ano é Cumaru (Torresea cearensis allemão) também conhecida como imburana, ainda pode ser encontrada no sertão cearense, mas está atualmente ameaçada de extinção. A árvore nativa da caatinga é conhecida por seus múltiplos usos – os frutos são comestíveis, as sementes e cascas têm propriedades medicinais e aromáticas, a madeira é aproveitada em construções e utensílios. Portanto, esta semana é um período de conscientização da população sobre a importância da água e da árvore para a qualidade de vida e a manutenção do equilíbrio ambiental. Por isso, a programação incentiva as pessoas a cuidarem das árvores e orienta para que plantem suas culturas sem degradar o solo com queimadas para não acabar com espécies nativas.

Durante a semana, mudas serão distribuídas gratuitamente: de terça a sexta, no Viveiro de Mudas que funciona no IBAMA/ICMBio; das 8 às 14 horas.

Que todos se irmanem nesta missão.
Obrigado.

Crato – CE, 22 de março de 2010

Nivaldo Soares de Almeida
Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano

No comments:

Post a Comment