Nas primeiras chuvas de dezembro no Crato, podia-se ouvir o canto de vários pássaros silvestres que fazem parte da nossa fauna. Minha residência na Vilalta, por exemplo, é cercada de árvores frondosas, como mangueiras, abacateiros e cajueiros, dentre outras, aonde tínhamos várias espécies de pássaros. Com as novas chuvas, comecei a perceber o desaparecimento gradativo dos outros pássaros e o sugimento de uma verdadeira PRAGA de pardais, como nunca vista. Tenho monitorado atentamente, todos os anos a algazarra de pardais no Bairro Vilalta, desde 2005. Ontem, peguei meu carro e percorri vários bairros da cidade, apenas para comprovar essa triste realidade que se abate sobre nossa cidade. Agora, das 5 da manhã às 5 da tarde, não se tem mais sossego nesta parte da Vilalta e noutras áreas da cidade. Quem prestar atenção ouvirá dezenas de pardais, que além de chatos, por ter um canto horrível, vivem a piar o dia inteiro, são aves predatórias, procriam dentro do ninho de outras espécies, destruindo-as. o Pior de tudo é saber que essa Praga foi espalhada pelo próprio homem. Não é uma ave nativa da nossa região. A pergunta agora é: O que fazer com esses Pardais parasitas a fim de salvar as outras espécies ? Extermínio ?
Aqui está um exemplo, colhido na internet, sobre o poder maléfico dos Pardais e de como eles costumam procriar:
No menu à esquerda desse site tem House Sparrow Control, com mais informações sobre agressividade e outras coisas deles. Tem umas fotinhos que ilustram melhor o que eu disse:
http://www.sialis.org/hospattacks.htm
Bluebird antes do ataque
Bluebird depois do ataque
Filhotes de bluebird mortos por pardal
Bluebird morto por pardais que fizeram o ninho em cima do corpo depois
Como vemos, é uma ave bastante agressiva, que ao invés de criar seus próprios ninhos, se apropriam dos ninhos de outras espécies, destruindo os ovos e os filhotes, principalmente nessa época do ano, época da procriação.
Por: Dihelson Mendonça
Fontes Adicionais: http://forum.darkside.com.br
No comments:
Post a Comment