"A criação do Instituto Centec em 1999 introduziu uma política inovadora sob a liderança do deputado Ariosto Holanda que se tornou referência nacional para educação profissional e tecnológica no país, sendo adotada pelo governo federal. Foi um diferencial que veio para ficar: resgatou a função do Estado aplicada a uma ação no interior do Ceará e colocou na agenda da sociedade cearense a premência da manutenção de políticas públicas de capacitação profissional.
Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), os Centros Vocacionais Técnicos (CVTec) e as Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) constituem o Instituto Centec. A educação tecnológica e profissional é ofertada nos CVTs na modalidade inicial e continuada; os CVTec ofertam ensino técnico de nível médio e as Fatecs educação superior. A instituição preencheu uma lacuna e naquele momento foi pioneira na construção de uma política estadual integrada.
Hoje, três instituições conduzem a política de educação tecnológica e profissional sob a liderança do governador Cid Gomes, sensível ao ideário e que norteia as ações. São as Escolas de Educação Profissional da Secretaria de Educação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e o Instituto Centec. Temos também a participação do Sistema S.
A Seduc já implantou 59 das 107 Escolas de Educação Profissional com ensino médio em tempo integral previstas para o atual governo. O IFCE possui 17 campi no Ceará. O governo constrói o Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC) no Complexo Portuário e Industrial do Pecém, o Centro de Educação a Distância, em Sobral e duas Fatecs & em Itapipoca e Iguatu, que vêm integrar a
rede do Centec.
Ao assumir a presidência do Instituto Centec participo deste momento histórico no contexto de um Plano de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Ceará multi-institucional com foco na qualificação. O Sistema de Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Ceará aponta no seu Plano metas para a educação para o trabalho, caminho para a conquista de melhor qualidade de vida.
Conforme o Inaf-Ibope existem no país 85 milhões de analfabetos funcionais. O processo de desenvolvimento para ter sustentabilidade há de fazer a inclusão social. Para isso, o melhor instrumento que é a educação profissional. A qualificação dos trabalhadores é fator para atração de investimento e empresas.
O Ceará na atual gestão vive uma revolução tranquila, ao definir rotas institucionais para a transformação social com investimento na indústria de cérebros, numa gestão estratégica do conhecimento. A educação profissional e tecnológica é mecanismo eficaz de ascensão social e promoção da distribuição da riqueza. É a garantia de que os cearenses podem ter participação direta nos benefícios que a economia do Estado terá com a implantação da siderúrgica, refinaria e termelétrica e mineração, entre outros investimentos estruturais que estão sendo viabilizados pelo governo estadual. "
Por Luiz Odorico Monteiro de Andrade
Presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec)
Fonte: O POVO
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