Thursday, June 7, 2012

O Comentário do Dia - POR QUÊ A PREMIAÇÃO DO PREFEITO SAMUEL REFERENTE A 2011 FOI REALMENTE MERECIDA


Conforme os leitores devem ter lido nas manchetes, no último dia 06 de junho, o prefeito do Crato, Samuel Araripe foi escolhido o primeiro dentre os 30 melhores prefeitos do Estado do Ceará, pela empresa PPE, que realiza a votação há 25 anos, onde participam grandes nomes do jornalismo, da política, dos tribunais e instituições de todo o Ceará. 

Ao meu ver, esta foi uma escolha muito acertada. Sem sombra de dúvidas, Samuel Araripe enfrentou  em 2011 o seu "inferno astral", o ano mais difícil à frente do cargo desde o início da gestão. Não tenho o menor receio em afirmar que este prêmio foi merecido pelo atual gestor.
Senão vejamos:

Contra todas as adversidades, contra todas as obras ENFORCADAS e PARALISADAS ao longo de anos e anos pelo Governo do Estado, que nutre uma verdadeira rixa com o prefeito do Crato e deseja colocá-lo de joelhos, na tentativa de eleger o seu próprio candidato aqui na cidade; Contra o descaso do Governo Cid Gomes que se apropriou dos 4 milhões de reais conseguidos pelo prefeito em Brasília no início de 2011 para o Canal do Rio Grangeiro e gastou numa obra duvidosa ( Aliás, 2.5 milhões desse valor foram literalmente para o ralo na primeira chuva do ano, tamanha a incompetência ); Pela luta incansável do gestor  em ir à por Brasília por diversas vezes E CONSEGUIR a verba para o projeto do canal; Pela luta desigual em tentar equilibrar as finanças do município, com todos os fornecedores quitados; Pela luta em conseguir o aslfalto de que tanto o Crato necessita; Pela completa reestruturação da SAAEC em uma empresa que hoje dá lucros ao município, onde outrora SÓ DAVA PREJUÍZO E ERA UM VERDADEIRO ANTRO DE ROUBALHEIRA; Pela luta incansável em defender os interesses da cidade em projetos como a "Encosta do Seminário", "Shopping Popular", além de muitos outros que se arrastam aos troncos ebarrancos sem verbas, esse prêmio simboliza a luta de um prefeito contra um poderio estadual. Nenhum gestor do Ceará em 2011 enfrentou tantas dificuldades e o boicote do governo do Estado aos seus projetos como o prefeito do Crato.

Se nós tivéssemos tido o apoio do Governador, Crato seria hoje uma nova cidade, como SOBRAL o é. Vejam a quantidade de projetos e recursos destinados à Sobral, sua terra natal. E para o Crato ? Para o Crato é paralização. No Crato, até o Centro de Convenções, obra iniciada antes de muitas outras no estado, encontra-se parada em completo abandono. A única obra, que está seguindo aí aos troncos e barrancos, são as praças centrais, e mesmo esta é de autoria da prefeitura do Crato, do Plano de Requalificação Urbana, de 2005 a 2007, em parceria com o governo do Estado, do qual trabalhou muito mais nela o ex-secretário das cidades, Joaquim Cartaxo, se quisermos falar toda a verdade.

Infelizmente, somos levados a crer que o nosso governador boicota quase tudo que deveria vir para o Crato. Não temos dúvida de que se o Sr. Cid Gomes liberasse verbas, nós teríamos um asfalto de primeira qualidade hoje, sem essa verdadeira desgraça que está a cidade hoje, acabada, sem recuros e cheia de  buracos. A prefeitura, assim como quase todas as outras,  não tem verba suficiente para um reasfaltamento. O município arrecada pouco. Precisa do amparo da  federação ou do Governo do Estado.

Crato fica numa situação difícil, quando o próprio governador boicota as obras principais. E por isso mesmo, sem querer fazer aqui qualquer tipo de bajulação, afirmo que o prefeito Samuel está de parabéns. Quem acompanhou como eu, de muito perto todo o desenrolar dos acontecimentos, sabe que alguns fatos  ocorridos em 2011 foram atos de um verdadeiro "heroísmo", porque  assim como estamos, praticamente "Ao Deus Dará", a coisa poderia estar bem pior. 

Entretanto, quero crer que o asfalto e a completa infra-estrutura da cidade ainda poderão vir, por meio de verbas. O Crato não pode continuar submisso e sofrendo com esse descaso, quando vemos claramente que na obra principal da cidade, o Canal do Rio grangeiro, o nosso governador, a olhos vistos,  tenta jogar pra debaixo do tapete, empurrando com a barriga até onde der.

Essa premiação vem pois, como reconhecimento de que embora hajam adversidades, precisamos manter a  cabeça erguida, sem ter que se rebaixar aos prepotentes que insistem em querer fazer imposições aos rumos da nossa cidade. Ao prefeito Samuel Araripe, deixo apenas a mensagem de que continue Firme e Forte, pois assim é que devem ser sempre os homens de caráter. Está de parabéns. Talvez outros prêmios não foram tão merecidos, mas sem sombra de dúvidas, ESTE AQUI  foi conseguido com muita garra e suor. Nenhuma cidade cearense em 2011, passou o que o Crato passou, com tanto boicote. Mas a cidade continuou e permanece firme, ainda que muitos insistam em tentar deixá-la de joelhos.

Por: Dihelson Mendonça

No comments:

Post a Comment