A manhã desta quinta-feira, dia 21 de junho, foi marcada por muita comemoração e a presença massiva da população no entorno da Praça Siqueira Campos e das ruas centrais da cidade. Um dia naturalmente atípico para os cratenses. Apesar de ser decretado feriado municipal a movimentação pelo centro da cidade era intensa. As pessoas saíam de suas casas entusiasmadas para declarar o seu amor ao aniversariante do dia: o Crato, ou como é conhecido popularmente Cratinho de Açúcar. São 248 anos de emancipação política da cidade que atualmente detém o maior patrimônio cultural do estado e tornou-se referência em desenvolvimento.
A solenidade do Dia do Município teve início com a execução dos hinos Nacional, em seguida do Estado do Ceará e por último do Crato, pela Banda de Música Municipal Maestro Azul. Logo depois aconteceu o hasteamento simbólico das bandeiras. Na ocasião estiveram presentes o prefeito do Crato, Samuel Araripe, a primeira-dama do município, Mônica Araripe, os secretários municipais, alguns chefes de corporações militares, bem como outras autoridades. Antes dos pronunciamentos o Corpo de Bombeiros conferiu a algumas autoridades o broche de honra da entidade como forma de agradecimento pelos serviços prestados à classe. O secretário de administração do município, Christiano Siebra, foi um dos agraciados com a comenda.
O prefeito fez um pronunciamento emocionado pautado na prestação de contas do seu mandato à frente do município ao longo desses quase oito anos de gestão. O prefeito destacou as principais obras executadas em seu governo como o Plano de Requalificação Urbana, projeto que redesenha a infraestrutura e projeta a cidade para os próximos 20 anos. Ele ressaltou ainda os programas de inclusão social desenvolvidos pelo Município, lembrou também os avanços conquistados na economia, na saúde e na educação. Ao final da sua fala ele enfatizou dizendo que a cidade encontra-se preparada para uma nova era de progresso e modernidade, informando que o Crato tem um planejamento sustentável. Após o pronunciamento do prefeito foi realizada a entrega de comendas comemorativas a algumas personalidades.
Para finalizar a festa um desfile cívico tomou conta da Rua Doutor João Pessoa. Alas formadas por setores da administração pública e da sociedade civil marcharam mostrando as ações e empreendimentos desenvolvidos pelo município. Os grupos de manifestação popular, como a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto e os Reisados dos mestres da cultura, deram o tom da alegria e do agradecimento pelos feitos. Escolas municipais, projetos culturais, Ação Social, SAEEC, ambulâncias da Saúde, Infraestrutura desfilaram numa sequência que mostrou o quanto o Crato evoluiu nesses últimos anos. Encerrando a programação do Dia do Município aconteceu a corrida de bicicletas e à tarde a celebração da missa na Sé Catedral.
Significado do nome Crato
O topônimo Crato vem do latim curatus que significa padre, ou designação de lugares com condições de tornar-se paróquia. Sua denominação original era Missão do Miranda, depois Missão dos Cariris Novos, Aldeia do Brejo Grande e Vila Real do Crato e, desde 1842, Crato.
Jornalista Washington Feitosa
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
No comments:
Post a Comment