Tuesday, June 12, 2012

A SÍNDROME DOS VICE-PREFEITOS DO CRATO - Por Ed. Alencar


Já faz tempo que a maldição dos  VICE-PREFEITOS  na cidade do Crato, que nunca acabaram bem, vem  perdurando e fazendo suas vitimas . A bruxa tem dado suas vassouradas  e esta  “síndrome”  a cada eleição municipal, tem deixado os Pré-Candidatos  que queiram disputar a cadeira de PREFEITO. A maioria já bateu  o pé:  “ VICE  nem pensar! “ Aí, tudo fica mais difícil fechar acordos e até mesmo sem relevância antes das convenções.  Com a palavra os Pré Candidatos.

O Dep. Sineval Roque Pré do PSB sai na frente dos argumentos: “A nossa candidatura está fortalecida com as bases feitas com as lideranças do partido, pelos segmentos da sociedade, pelas nossas militâncias locais, assim como as militâncias dos partidos aliados, temos um potencial muito grande em relação aos outros candidatos  e por isso, os outros pré-candidatos são sabedores da minha ampla candidatura”. Perguntei: em outras palavras,” VICE” nem pensar?:  Disse ROQUE; “NEM SE FALA NISSO”.

O que diz ainda o Vice-Prefeito e Pré–candidato pelo PPS Raimundo Filho: “Eu entrei sabendo e sou conhecedor da política do Crato desde os anos 70, hoje é público e notório que o prefeito me faça elogios pela minha conduta. Não participei de nada e falo de uma maneira muito tranqüila, não o aborreci, não pedi o que não podia ser feito, não solicitei o que não me era de direito, então,  a história me julgará, que fui melhor vice, do que o prefeito foi melhor do que eu”.  Perguntei: Então este ano você encerrará mais um  ciclo negativo da síndrome  dos vices?  Disse:  “sim, me orgulhei, dei um passo a mais, fui feliz, tive minhas decepções mas me preparei pra isso, sai melhor do que  quando entrei,  pois quem é VICE quer ser PREFEITO.

Para o Pré do PT Dr. Marcos Cunha, que se ver como o único pré candidato aqui no Crato indicado pelas bases, mesmo que outros apresentem  candidaturas não me frustra, disse ele, também  não foram  discutidas internamente dentro do partido, mais democraticamente são aceitas ate se definirem na convenção. Perguntei: “palavra de rei não volta atrás e o senhor não é Rei, Vice já mais? Respondeu:  “Temos trabalhado o ano inteiro para assumir a liderança desse processo, na nossa agenda ainda não cabe a discussão de vice, também não somos irredutíveis”. Perguntei: O senhor tem medo da síndrome dos vices?  Após sorrir, disse: “Não, mas quem for vice, terá que trabalhar para receber”.

Falar do Pré-do PV Cícero França indicado pelo Prefeito Samuel Araripe, dispensa comentários  da sua plena titularidade dentro do processo sucessório neste pleito municipal de 2012. É só ouvirmos o DESABAFO  do vice prefeito Raimundo Filho que foi excluído da titularidade mesmo tendo pedido e fundamentado seu desejo de ser o indicado por Samuel  ainda quando foi convidado a ser vice. Como declarou Raimundo, fui traído e vitima de manobras e mesmo ainda aberto para conversações pelo lado do prefeito, não ACREDITO, na  invertida do curso da história.

Para o pré candidato do PMDB, Ronaldo Gomes de Matos, a discussão sobre vice ainda não está na pauta de seu partido. Embora ache o cargo relevante, o assunto, momentaneamente, é impensável.

Aí, correndo por fora  vem o 6º  Pré-candidato O Prof. Roberto Oliveira do PT,  onde entende-se que está pronto para o que ”der  e vier “ na convenção, na corrida pela prefeitura do Crato. Ele é adverso do Dr.Marcos Cunha também do PT e que diz não está em pauta da sua candidatura o QUESITO  vice para ele.  E sem frustrações de ser vice ou titular e sem medo da “SINDROME DOS VICES, que diga Roberto: “ AQUI ESTOU”  seguindo a trilha da música de Ângela Maria, (VENHA DE ONDE VIER.)

Por: Ed Alencar

No comments:

Post a Comment