Sunday, June 3, 2012

Coluna Armando Rafael


Edição de 1º de junho de 2012


Uma vida dedicada à Arte

Neste 1º de junho, a professora e artista plástica, Assunção Gonçalves (foto acima, sentada ao lado de um amigo)  chega aos 96 anos de idade. Com a saúde precária, ela ainda participará – em sua residência, à Rua Padre Cícero nº 233, Juazeiro do Norte – da Renovação ao Sagrado Coração de Jesus, realizada todo ano, nesta data. Assunção Gonçalves é uma autêntica juazeirense dos tempos de outrora, a quem sua cidade natal muito deve, principalmente no campo da educação. São delas as pesquisas e resgate da imagem primitiva de Juazeiro do Norte, transportada para o óleo sobre tela:  a capelinha construída pelo Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro (de quem a pintora é descendente) cercada pelos três juazeiros e as primeiras casas da pequenina  vila de 1827, (ver foto abaixo). Transformada na metrópole caririense dos dias atuais. Assunção recebeu da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), no ano de 2007, o título de Tesouro Vivo da Cultura Cearense.



Obra raríssima pesquisa Crato

Existe no acervo da Biblioteca Digital, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o livro “Trabalhos da Sociedade Vellosiana”. (foto à esquerda) Publicado – em 1851 – pela Sociedade Vellosiana do Rio de Janeiro, a obra inseriu  (nas páginas 23 a 29) o trabalho “ Descripção dos terrenos carboniferos da Comarca do Crato”, tendo ao final o “Mapa topographico da Comarca do Crato - Província do Ceará”. A informação nos foi transmitida pelo professor André Herzog. Os leitores podem consultá-la nos seguintes links: http://www.obrasraras.museunacional.ufrj.br/o/0011/23-28.pdf, http://www.obrasraras.museunacional.ufrj.br/0011.html



Cena barbalhense

Uma boa notícia. As principais ruas do centro histórico de Barbalha (foto à direita, feita por Elizângela Santos para o "Diário do Nordeste") voltaram a ter pavimentação de paralelepípedo, substituindo o feio, quente e antiecológico   asfalto. Trata-se da primeira etapa das obras de requalificação do centro de Barbalha. E, o melhor, tudo feito dentro do prazo previsto. Barbalha é a cidade caririense que mais se destaca na preservação do seu patrimônio arquitetônico; que melhor festeja seu padroeiro na região  e a que  tem o mais belo centro histórico do Cariri.

Cena cratense

O governador Cid Gomes corre o risco de cancelar a vinda a Crato, no próximo dia 21de junho, para entregar as Praças da Sé e Alexandre Arraes reformadas. Terminou maio. E a construtora – responsável pelas obras das praças  – não cumpriu, mais uma vez,  – a promessa de concluir aquelas reformas. A última promessa era a de  concluí-las no fim de maio. Quem passa em frente à Praça Alexandre Arraes vê uma enorme placa do Governo do Estado anunciado a conclusão da reforma para... 9 de janeiro de 2012. Há sete meses!. É sempre assim o andamento das obras públicas estaduais nesta Mui Nobre e Heráldica Vila Real do Crato de Nossa Senhora da Penha.

No mais

Permanecem cobertas de  mato (e lixo) as jardineiras da Rua Miguel Limaverde e da Praça da Sé, construídas  dentro do Projeto de Requalificação do Centro de Crato. Em frente à Praça Siqueira Campos três carnaubeiras adultas – plantadas no local – morreram e até agora não foram substituídas. Aguarda-se, ainda, a colocação dos bancos de madeira  previstos para a Rua Dom Quintino.

Será que agora vai?

Entretanto a população cratense volta todas as suas atenções é para a segunda etapa  do Plano de Requalificação de Crato, ou seja, a urbanização da encosta do Bairro Seminário. Nesse projeto estão previstos investimentos na ordem de R$ 18 milhões. Se for feito,  o mais populoso bairro de Crato será humanizado e trazendo qualidade de vida para os que lá residem.


Patrimônio artístico da Sé

A Catedral de Nossa Senhora da Penha possui valiosos objetos que constituem um patrimônio artístico valioso. É o caso de  uma imagem de madeira, conhecida como  o Senhor Morto. Exposta ao público durante os atos litúrgicos da Semana Santa, a peça é guardada na sacristia da Sé de Crato e  passou por serviços de restauração feitos pela italiana Gabriela Federico. Segundo Gabriela: “Esta foi uma imagem que me impressionou.  Havia quatro pinturas que escondiam uma obra de cerca de 200 anos. Uma peça valiosa cujos traços lembram o trabalho de Aleijadinho (escultor, entalhador e desenhista mineiro Antônio Francisco Lisboa, considerado o maior expoente do estilo barroco nas Minas Gerais e das artes plásticas no Brasil). "A obra deve ser de autoria de algum artista do Cariri – diz Gabriela Federico –  mas tem influência do barroco e, principalmente, de Aleijadinho", reforça.

Caos no trânsito

É visível e palpável que os Departamentos Municipais de Trânsito–Demutran, da conurbação  Crajubar não estão acompanhando o crescimento da frota de veículos da Região Metropolitana do Cariri. Hoje no Brasil, há 1 automóvel para cada 5 brasileiros. Há uma década, a proporção era duas vezes menor. Já as cidades do Crajubar apresentam índices similares aos dos países desenvolvidos. E seus Demutrans continuam a não ter políticas preventivas para os problemas do trânsito de veículos. Só agem com ações punitivas.

Igual a rabo de cavalo

Para saber se está ocorrendo mesmo  desindustrialização no Brasil, basta informar que a Indústria, nos últimos três anos, só cresceu 2,6%. Uma taxa de 0,85% ao ano. No mesmo período –  2008 a 2011 – a economia brasileira registrou crescimento de 10,1%, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas. Resumo da opereta: os manufaturados brasileiros perderam espaço para as importações, principalmente as “made in China”.

Torpedos

1 – A presidente Dilma Rousseff deverá visitar Juazeiro do Norte – mais uma vez – no dia 6 de julho próximo. Oficialmente, ela vem inaugurar 1.280 apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida, construídos no bairro do Aeroporto. Mas aproveitará o evento para dar uma forcinha à campanha de reeleição (que não é fácil) do prefeito petista Manoel Santana.

2 – Apesar da opção de laicismo de alguns segmentos da população da Lagoa Seca – o maior e mais rico bairro de Juazeiro do Norte e do interior do Ceará – o bispo de Crato não desiste de instalar uma paróquia católica nas proximidades daquela região citadina. Atualmente, naquele bairro, não existem capelas de porte. E boa parte dos habitantes da Lagoa Seca migrou para igrejas evangélicas e centros espíritas.

3 – Dom Fernando sonha em centralizar a pastoral universitária da diocese de Crato na Lagoa Seca. Tendo como base o atual campus da UFC-Cariri (futuras instalações da Universidade Federal do Cariri–UFCa). Daí o projeto para construção de uma igreja católica no bairro Planalto, tendo Santo Agostinho como padroeiro. Este santo teve uma conversão radical, após uma juventude dissoluta. Depois foi padre, bispo, escritor, teólogo, filósofo e Doutor da Igreja, muito estudado pela juventude universitária.

4 – O terreno para a construção da igreja-matriz de Santo Agostinho, em Juazeiro do Norte,  no entanto, só poderá ser doado em 2013. O templo terá estilo moderno, inspirado nas igrejas de Brasília, para atrair a juventude. Mas, será que esse estilo atrai mesmo os jovens? Atualmente as instituições católicas com maior incidência de vocações religiosas juvenis são os Arautos do Evangelho e o Opus Dei. Ambas com inspiração do catolicismo tradicional.

5 – No terreno da casa que pertenceu ao Dr. Aníbal Viana de Figueiredo – esquina da Rua Dr. Leandro Bezerra com Rua Rodolfo Teófilo, centro de Crato – vai ser construída a Clínica Anjo da Guarda, um prédio com 6 andares.

6 – Devido à simpatia que o povo de Crato tem pelos Arautos do Evangelho, a visita da caravana desta Associação, prevista inicialmente só para a Sé Catedral –  com a presença da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima – foi ampliada. Serão realizadas duas missas solenes, que inclui a coroação da Imagem peregrina. No dia 9 de junho próximo, um sábado, à tarde,  o evento será na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Conjunto Novo Crato, no bairro do Seminário, às 17:00 horas.

7 – A outra missa, com o Padre-Arauto Aumir Scoparin,  será no domingo, dia 10 de julho, na Catedral de Nossa Senhora da Penha, às 09:00 horas da manhã. Ambas as solenidades contarão com a presença da Banda dos Arautos. Nessas missas serão entregues ajuda do Fundo de Misericórdia dos Arautos às instituições beneficentes da Diocese de Crato.

8 – Haja megalomania! O ex-presidente Lula (foto ao lado) – julgando-se o “Rei da Cocada Preta” –  declarou em entrevista  à TV portuguesa: “faltam líderes no mundo”. Bento XVI,  Ângela Merkel, Nelson Mandela e o Dalai Lama, que se cuidem...


9 – Verdadeira ou não, a  declaração feita à revista “Veja”, pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, deixou – quando nada –  uma comprovação: quem manda no Brasil é Lula da Silva e  quem administra é dona Dilma. Bom não esquecer que além do “tititi” para adiar o julgamento do mensalão, partiu também do ex-presidente a iniciativa de criar a CPI de Carlos Cachoeira. Tudo bem, reconheço,  o tiro saiu pela culatra (ou, o feitiço virou contra o feiticeiro), mas ficou, pelo menos outra constatação: a democracia brasileira (ainda) é uma plantinha frágil, como gostavam de dizer os velhos políticos udenistas...

10 – O “torpedo” da semana: “A defesa é tão importante quanto a acusação”. A frase foi dita pelo ex-ministro da Justiça no governo Lula, Márcio Thomaz Bastos, respondendo  as críticas que vem  recebendo por atuar como advogado do contraventor Carlos Cachoeira. Que mal pergunte: será que  é ético um cidadão –  que foi ministro da Justiça –  defender hoje um bandido que tantos danos trouxe ao Brasil, inclusive no período que Thomaz Bastos era parte  do governo?

No comments:

Post a Comment