Sunday, March 20, 2011

Coluna Armando Rafael - Notícias do Cariri



Aqui me tens de regresso...

Desde o último dia 4 de março, a Casa Mãe da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus – localizada na Rua Dom Quintino nº 835, em Crato – voltou a abrigar também a Casa Geral (administração) daquela ordem religiosa, que antes funcionava em Fortaleza. Durante mais de um ano o histórico casarão passou por serviços de restauração para voltar a sediar a Casa Geral. Uma novidade foi que a Sala de Memória ali existente – na verdade um pequeno memorial – destinada à conservação dos objetos pessoais e documentos históricos dos fundadores da Congregação – Dom Quintino e Madre Ana Couto – foi desmembrada em duas salas, uma para cada fundador. Foram recuperados também os jardins interno e externo, ambos com projetos paisagísticos do arquiteto Waldemar Arraes Farias Filho, o mesmo que fez o projeto de restauração do conjunto arquitetônico. Fundada em Crato há quase noventa anos, a Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus possui hoje casas nos estados do Ceará, Paraíba, Piauí, São Paulo e Roraima. Sua atual Superiora Geral é a Madre Rita de Cássia Moreira.


(Nas fotos abaixo: à esquerda, a bênção da Casa Geral por Dom Fernando Panico – à direita altar da capela de Santa Teresa de Jesus, no mesmo conjunto arquitetônico)













Paisagem européia?



Caro leitor: pare por alguns instantes. Contemple as paisagens ao lado e veja se adivinha em que país da Europa elas foram feitas...


Pois agora saiba que a paisagem mostrada nas fotos acima está localizada bem pertinho... Mais precisamente no distrito de Araporanga, município de Santana do Cariri. Lá, a família Pereira construiu várias residências, denominada Euroville, composta de casas com o tradicional estilo arquitetônico da Grécia, Itália, Portugal, França, Inglaterra... Existe uma ponte sobre um pequeno lago artificial em estilo suíço; uma torre erguida baseada na arquitetura do arquiteto catalão Gaudi e um jardim copiado de um palácio russo. A família Pereira, composta de doze irmãos, tinha plano de construir residências para cada um deles na sua localidade de origem. O mais novo dos irmãos, Francimar, que residia na França e trabalhava como urbanista na Unesco, sugeriu que cada casa tivesse o estilo de um país europeu. E assim foi feito. Francimar faleceu antes da conclusão da Euroville, mas um irmão dele, José Pereira, levou à frente o projeto e hoje a vila dos Pereira virou atração turística. Nesta época do ano, quando Araporanga é coberta por um verde extasiante, a Euroville fica ainda mais bonita... E merece ser visitada!



Crato amado e maltratado 1

Dentro de uma semana completará dois meses da tragédia do último dia 28 de janeiro, que se abateu sobre o Crato em decorrência de uma chuva de 200 mm, caída no sopé da Chapada do Araripe. O estrago deixado pela tromba d´água, ainda continua visível nas ruas da cidade. A população pergunta onde anda os R$ 4 milhões enviados pelo Ministério da Integração, como verba emergencial, para paliar a destruição deixada pela força das águas. Maltrata a qualquer cristão andar pelas ruas de Crato e ver o estado da pavimentação das nossas ruas. Calçamentos destruídos, ruas interditadas e a buraqueira espalham-se no centro e bairros da cidade Os mais pessimistas apostam que a recuperação urbanística vai durar cerca de quatro anos. Mas se houver uma articulação do governo com a iniciativa privada, a “Restauração do Crato” – (taí um slogan que certamente será explorado na próxima campanha eleitoral) poderá ser feita em menos tempo. Dependendo, é claro, de parcerias feitas entre os governos Municipal/Estadual/Federal.


Crato amado e maltratado 2

Sugerir não ofende. No esforço hercúleo que terá de ser feito para a recuperação urbanística de Crato, toda criatividade deve ser aproveitada. Aceitam sugestão? Existe um pequeno espaço localizado ao final do terreno onde está sendo erguida a Escola Profissionalizante Violeta Arraes, na Avenida Teodorico Teles. Aquele local (em frente à Faculdade de Direito) poderia ser transformado numa pracinha – com jardins bem projetados, como os existentes no Hospital São Francisco, no Palácio Episcopal e no Colégio Santa Teresa. Hoje aquele espaço serve apenas para estacionamento de carros, no turno da noite. Sugestão aceita, que tal denominar a pracinha de Dom Vicente Matos? Seria corrigida, assim, uma gritante omissão – tão reclamada pelos “cratenses da gema” – (tem expressão mais cafona do que esta?) – em relação ao maior benfeitor da cidade. Quem tiver prestígio junto ao governador Cid Gomes pode sair na frente para viabilizar a ideia? É gol de placa!


Crato foi destaque em matéria da Rede Globo

No último domingo, 13 de março, o programa Globo Rural exibiu extensa reportagem focando o bioma da Caatinga nordestina. A reportagem mostrou os avanços de uma das mais pujantes cadeias produtivas de Crato: o polo cerâmico. Este, formado por várias indústrias de pequeno e médio porte, tem início no bairro Batateira e se espalha até o distrito de Ponta da Serra. Antes, este setor da economia cratense alimentava seus fornos com lenha não renovável, proveniente da Chapada do Araripe e de municípios vizinhos. Uma dessas cerâmicas – a Gomes de Matos – (foto à esquerda) passou a utilizar como fonte energética lenha de plano de manejo florestal e biomassa, como a serragem de madeira, bagaço de cana-de-açúcar, poda de árvores e casca de coco de babaçu, dentre outros resíduos. Os resultados foram surpreendentes! Além de agregar valor ao que era jogado fora, houve economia em torno de 80% na compra de lenha não renovável. Em outro tópico da reportagem, a Rede Globo mostrou também o potencial do turismo ecológico que existe na Chapada do Araripe. Deu ênfase aos tesouros geológicos dos fósseis incrustrados nas pedras de calcário. Esses fósseis remontam há 100 milhões de anos, quando a África e América formavam um único continente: o Gowduana. A matéria da Rede Globo fez referências ainda ao Geopark Araripe, criado em 2006, o primeiro do continente americano e do hemisfério sul.


Nova casa de religiosas no Cariri

Juazeiro do Norte ganhou mais uma congregação religiosa católica. Estão instaladas na Rua Nossa Senhora de Lourdes, 57, no bairro Franciscanos, as freiras Irmãs Catequistas do Sagrado Coração. Esta instituição religiosa foi fundada na Itália por Santa Julia Salzano. Quando da instalação da casa em Juazeiro do Norte, a superiora geral desta congregação veio a Crato e ofertou à Catedral de Nossa Senhora da Penha uma artística teca contendo uma relíquia ex-corpore da Fundadora da Congregação. Essa relíquia será colocada em breve, em lugar de destaque, na Sé Catedral, para veneração pelos fiéis cratenses.
Curtas


1 -- Sairá em breve mais um livro sobre a história de Santana do Cariri. Seu autor, o polivalente e ufanista santanense José Pereira, está escrevendo as páginas finais da obra, em parte romanceada.

2 -- Padre Vileci Vidal – coordenador do 13º Encontro Nacional Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base–CEBs, que será realizado em Crato nos dias 7 a 11 de janeiro de 2014 – viaja no próximo dia 25 deste mês para Santiago do Chile. Vai conferir o Encontro Intercontinental das CEBs, que acontecerá naquele país andino.

3 -- A Faculdade Católica do Cariri comemorará no próximo dia 25, o quinto aniversário de funcionamento. Haverá programação festiva para assinalar a efeméride.

4 -- Faz apenas dois meses e vinte dias que Lula deixou o poder. E na era “pós Lula” muita coisa já mudou. E para melhor! Dois exemplos: “Companheiros” do PT do Rio de Janeiro planejaram um protesto contra a visita do presidente Barack Obama aquela cidade. Quando soube disto, a presidente Dilma Rousseff não gostou e desautorizou o protesto. Outro: A presidente Dilma enviará até o final de março ao Congresso uma medida provisória que cria a Secretaria Nacional de Aviação Civil, dentro do seu plano de intervir nos aeroportos do país e privatizar os novos aeroportos e terminais.


5 -- Também foram divulgados alguns números do “legado Lula”. Por exemplo: o saldo de despesas não pagas é de R$ 130 bilhões; descontrole fiscal, elevando a divida publica a mais de C$ 3,4 trilhões, gerando crescentes gastos de juros, já superando R$ 180 bilhões no ano 2010; déficit anual do balanço de pagamentos de US$ 70 bilhões, coberto atualmente com investimentos estrangeiros; crescente déficit anual da INSS, superando R$ 50 bilhões. Isso sem falar na “herança maldita” recebida na saúde publica. Um caos! Já o índice oficial da inflação em janeiro foi de 0,85%, o mais alta nos últimos seis anos... e por aí vai!

Por: Armando Rafael

No comments:

Post a Comment