Wednesday, March 30, 2011

4 Milhões de reais para ajudar o Crato, estão MOFANDO no Banco do Brasil, enquanto se precisa fazer as obras emergenciais do Rio Grangeiro


Uma crítica fundamentada.

A VERBA QUE É PARA SER EMERGENCIAL ESTÁ EM PODER DO GOVERNO CID GOMES, QUE ( aparentemente ), NÃO TEM PRESSA EM RESOLVER O PROBLEMA. Por quê ?

O governo Federal, através do Ministério da Integração Social, liberou há vários meses, cerca de 4 milhões de reais para a cidade do Crato, conseguidos a duras penas pela comitiva e pelo PROJETO elaborado pelo prefeito Samuel Araripe, que num primeiro instante após a calamidade do dia 28 de janeiro, esteve em Brasília em audiência marcada pelo Dep. Federal Arnon Bezerra para conseguir este recurso.

O dinheiro foi rapidamente enviado ao Crato, e em seguida, o controle do uso deste, foi "desviado" para o governo do Estado, que ao que parece, não está nem aí para as obras emergenciais do Canal do Rio Grangeiro. Não está com pressa! - Enquanto isso, a cidade continua a se desmanchar, com 4 milhões já em caixa esperando para serem usados. O prefeito Samuel Araripe cobra uma atitude do governo, para que comece logo os trabalhos de reconstrução, e o povo está nas ruas protestando contra a demora. O que se espera? O caos ?

QUEREM CONFUNDIR A CABEÇA DO POVO ?

Há duas verbas: uma emergencial e outra para o projeto definitivo. A verba emergencial é esta que foi liberada de 4 milhões para ser aplicada na primeira fase de chuvas, exatamente para salvar o que ainda resta das pontes e paredes do canal e possa acarretar mais prejuízos. Uma outra verba ( que ainda se vai batalhar e que pode chegar até a casa dos 60 milhões de reais ) seria para a recuperação total do canal do Rio grangeiro, com um novo projeto, inclusive desviando o curso do rio e outras mais ( é ver para crer ).

O Dado Concreto e objetivo é que o governo do Estado não está cumprindo a sua parte. O Dinheiro está em caixa para atender ao Crato há meses, e o Governo está EMPERRANDO o seu uso na recuperação do Canal do Rio Grangeiro. O povo tem mais é que estar revoltado com essa situação, pois enquanto as autoridades locais cumpriram a sua parte e conseguiram o recurso, enquanto o Sr. Cid Gomes estava "de viagem pela europa", o Crato se desmanchava em chuvas, e agora que chegou ao palácio, coincidentemente, o dinheiro do Crato, "emperrou", que era para nós mesmos, Cratenses, gerenciarmos para as obras emergenciais, conforme destinou o próprio ministro.

O CRATO ESTÁ SENDO SUCATEADO ?

E aqui fazemos um importante questionamento, que já foi feito pelo Sr. Duda Telles. Gostaríamos de saber se existe realmente algum complô contra a nossa cidade do Crato. Senão vejamos:

1.) CENTRO DE CONVENÇÕES: Paralisada em setembro de 2010

2.) GINÁSIO COBERTO DA URCA: Paralisada em novembro de 2010.

3:) ESCOLA PROFISSIONALIZANTE: Deveria ser Inaugurada em novembro de 2010, Encontra-se sem data para a inauguração

4) PRAÇAS CENTRAIS DO CRATO - Projeto em analise dede 2005

5) ENCOSTA DO SEMINÁRIO. Projeto em analise desde de 2005

6) ESTRADA DA SANTA FÉ. - Projeto em analise dede fevereiro de 2009

7) OBRAS EMERGENCIAIS DO CANAL DO RIO GRANJEIRO. - Em 18 de fevereiro o ministério da integração nacional autorizou o credito de R$ 4.000.000,00 na conta da Prefeitura. Em 21 de fevereiro o mesmo Ministério anulou o crédito da conta da Prefeitura e mandou creditar o mesmo valor na conta do Governo do Estado, conforme publicações no diário oficial da união. Até a presente data nada foi construído.

8) POLICLÍNICA - A que seria construída no Crato foi transferida para o Município de Campos Sales

9) REFORMA DA EXPOCRATO - Em 14 de julho de 2009 conforme audiência pública presidida pelo representante do Ministério Público entregue ao representante do Governo do Estado, pela Prefeitura estudos para construção do novo parque no valor de R$ 25.000,000,00- até hoje o Governo do Estado não se manifestou.

10) ATERRO SANITÁRIO. - Os Prefeitos dos Municípios de Farias Brito e Caririaçu, aceitam a construção dessa obra naqueles municípios. O Governo do Estado insiste em construir o referido aterro no Município do Crato, mesmo os tecnicos da prefeitura provando que o solo do nosso município é improprio para a construção de aterro sanitário.

Pergunta-se: Porque o Governo do Estado está agindo dessa forma. A quem interessa essa situação? cabe ao povo do Crato refletir e tirar a sua conclusão.

Dihelson Mendonça

No comments:

Post a Comment