Nota do Editor: Agora que a casa-sede do Sítio Fundão vai ser reinaugurada, talvez os belos dias registrados nessas ótimas imagens do Pachelly Jamacaru voltem a ser uma realidade. ( Dihelson Mendonça ).
HOMENAGEM AO SR. JEFFERSON da FRANCA ALENCAR
Quando menino, meu pai me levava para o Sítio Fundão. É uma reserva natural, hoje sob a responsabilidade do Governo Estadual. Existe a idéia de transformar esta reserva, num parque ecológico, com visitação. Enquanto isso não acontece, infelizmente a morada e a memória estão ao léo, com sério risco desaparecerem seus últimos vestígios. Fica à aproximadamente a 01 Km da cidade de Crato-Ceará. Essa área, foi apreservada, amada, cuidada pelo Sr. Jefferson, um ancião de muita sabedoria, que contemplava e compreendia que deixar a natureza em paz, era colher os frutos desta atitude, simples, mas de muito conteúdo existencial. Ah, como me lembro daquele sorriso, daquela barba longa e branca, vestido de branco, sentado em sua cadeira de balanço, antenado com acontecimentos do mundo, mas sem se ausentar do seu recanto.
Sr. Jefferson,
- Bom dia meu filho, como vai seu pai! Pegue umas bananinhas, vá tomar um banho lá no poço fundo... Trouxe algum jornalzin da cidade?
Eu em verdade, banhava-me, era no profundo do coração daquele homem bom!
Entrada do Sítio: Julho 2010Quando menino, meu pai me levava para o Sítio Fundão. É uma reserva natural, hoje sob a responsabilidade do Governo Estadual. Existe a idéia de transformar esta reserva, num parque ecológico, com visitação. Enquanto isso não acontece, infelizmente a morada e a memória estão ao léo, com sério risco desaparecerem seus últimos vestígios. Fica à aproximadamente a 01 Km da cidade de Crato-Ceará. Essa área, foi apreservada, amada, cuidada pelo Sr. Jefferson, um ancião de muita sabedoria, que contemplava e compreendia que deixar a natureza em paz, era colher os frutos desta atitude, simples, mas de muito conteúdo existencial. Ah, como me lembro daquele sorriso, daquela barba longa e branca, vestido de branco, sentado em sua cadeira de balanço, antenado com acontecimentos do mundo, mas sem se ausentar do seu recanto.
Sr. Jefferson,
- Bom dia meu filho, como vai seu pai! Pegue umas bananinhas, vá tomar um banho lá no poço fundo... Trouxe algum jornalzin da cidade?
Eu em verdade, banhava-me, era no profundo do coração daquele homem bom!
Melhor, é não saberem como está este lar, agora! Estas imagens foram feitas, parte delas, em 2008! É melhor não ver, asseguro. Dói n'alma!
Assim fazia, igualzinho a estes guris, tomava um gostoso banho, na maior paz!
Uma das raridades do sítio, que é rico em biodiversidade.
Fotos: Pachelly Jamacaru
Proibida a Reprodução sem Autorização do autor
No comments:
Post a Comment