O Parque Estadual do Sítio Fundão, reserva de 93,54 hectares, dentro do Crato, será entregue nesta terça-feira, em solenidade com autoridades municipais e estaduais, a partir das 10 horas. Após 2 meses em reforma e aporte de R$ 200 mil, a solenidade de inauguração terá a presença do presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa, juntamente com o Superintendente interino da Semace, Ricardo Araújo. Trata-se de uma área, com resquícios de Mata Atlântica.
O Parque está totalmente cercado e conta com trilhas ecológicas para visitantes. O restauro da casa sede recebeu investimento provenientes de compensação ambiental. Foram realizados os procedimentos necessários com vistas ao tombamento da edificação como patrimônio histórico cultural concluído pelo técnico Otávio Menezes da Secult/Copahc que está em andamento. A restauração obedeceu fielmente a planta original, construída pelo antigo proprietário, ambientalista Jéferson da Franca Alencar (falecido) em taipa, técnica construtiva vernacular à base de argila (barro) e cascalho com o objetivo de erguer uma parede, única no Estado com dois
andares. O antigo proprietário teve o cuidado de conservar não apenas toda a vegetação (flora e fauna) mas o acervo material, inclusive, um engenho de madeira.
A inauguração da Casa Sede do Parque Estadual Sítio Fundão, no bairro Seminário, ocorre dentro da Programação da Festa Anual das Árvores, que tem como objetivo disseminar em todo o Estado uma consciência para a importância da árvore e as questões ligadas ao meio ambiente. Ao todo, 53 municípios serão contemplados com uma extensa programação desse evento que começou no dia 28 e irá até o próximo dia 31.
Fonte: PMC
No comments:
Post a Comment