Podemos afirmar, categoricamente, que “quem não tem resposta para a morte, também não tem resposta para a vida”. E ainda: “quem não tem sentido para o sofrimento, não tem sentido para a alegria”. Todos desejamos viver e com alegria! Essa loucura de viver e querer ser feliz terá sentido na justa bondade do Criador. Ele nos escolheu para si. Daí sua resposta para nós: “renuncie o mundo”!
Quaresma é isso: renunciar e superar as tentações malignas (isto é, do mal) que existem no mundo. Durante quarenta dias, Jesus Cristo vai travar uma luta espiritual em nossa alma. Será que Ele vai vencer? Qual é a tentação ou o mal que está enraizado em nossa alma, o qual a torna doente e debilitada na fé, na esperança, no amor, no perdão, na paz? Nestes quarenta dias e quarenta noites, esse será o nosso exercício espiritual. Uma espécie de retiro em nós mesmos, com Jesus Cristo. Ele já é vitorioso. Venceu o pecado e a morte. Daí nossa caminhada e batalha espiritual até a grande celebração da Vigília Pascal, onde se acenderá, em nós, a luz nova do Ressuscitado.
Neste ano, a quaresma também traz uma proposta de sublime consideração, com a Campanha da Fraternidade. Ela pede a reflexão e atitudes, visando ao bem comum do nosso planeta. Diz a bíblia que um “abismo atrai outro abismo”. A falta de respeito à vida, à pessoa humana, contaminou a natureza e o nosso planeta. Infelizmente a ganância pelo o lucro exagerado com que as indústrias de mineração, o agro negócio, o desmatamento de florestas, a poluição do ar com gazes tóxicos, e a matança de animais fazem com que pensemos que o nosso planeta está “gemendo como mulheres em dores de parto”. Será um aborto? Uma nova vida que nasce? Estamos pensando: que mundo e que condições sociais vamos deixar para as futuras gerações? Na verdade, gostaríamos também de perguntar: “que tipo de filhos estamos criando para o mundo futuro? Formamos-lhes a consciência da preservação do meio ambiente e da ecologia mundial? Somos apenas projetos ou somos pessoas comprometidas com o projeto de vida do Criador? Afinal, somos parceiros e não, donos da vida!
Quaresma tempo de reflexão e conversão. Busquemos a Deus!
Padre José Carlos Frederice
No comments:
Post a Comment