Monday, March 1, 2010

Vai à web protesto de cubanos contra Lula, em Miami - Por: Samuel P. Teles




A cena exibida no vídeo acima foi pendurada no Youtube por um grupo chamado Assembléia da Resistência Cubana. Opera desde Miami, nos EUA. Congrega algo como cinco dezenas de organizações que se opõem à ditadura dos irmãos Raúl e Fidel Castro. Gravadas na última sexta (26), as imagens mostram o protesto realizado na sede do consulado brasileiro em Miami. Uma reação ao “silêncio” de Lula diante da morte do preso político Orlando Zapata Tamayo, ocorrida durante a visita do presidente brasileiro a Havana.

Um manifestante portava bandeira de Cuba. Outros, fotos de Zapata e imagens de Lula ao lado de Fidel. Sob a face de Fidel, o vocábulo “assassino”. Abaixo do rosto de Lula, a inscrição “cúmplice”. Gritavam, entre outras palavras de ordem: “Lula, cúmplice!”; “Vergonha para Lula!”; “Viva Orlando Zapata Tamayo!”; ”Direitos humanos para os cubanos!” Barulhento, o grupo atraiu a presença de um funcionário do consulado. Perguntou se os manifestantes desejavam entregar algum documento.

Em resposta, ouviu um dicurso inflamado da ativista Sylvia Iriondo. Disse que o protesto, de natureza pacífica, destinava-se a expressar repúdio a Lula. E quanto ao documento? Entregaram a foto em que o presidente brasileiro, ao lado de Fidel, é tachado de “cúmplice”. De passagem por Cuba, Lula já havia sido informado da reação dos dissidentes locais ao silêncio dele. Dera de ombros: “Se eles são dissidentes de Cuba e agora querem ser dissidentes do Lula, não tem problema nenhum”. Conseguiu. A neodissidência lulista dos protodissidentes cubanos já não se restringe a Havana. Soa também em Miami. E ecoa na internet.

Fonte: Blog do Josias de Souza
Por: Samuel P. Teles

No comments:

Post a Comment