Thursday, September 27, 2012

Queimadas deixam quatro municípios sem energia no Maranhão


Segundo a Cemar, mais de 60 mil ficaram sem energia nesta quinta-feira. Monção, Igarapé do Meio, Vitoria do Mearim e Santa Inês foram atingidas.

Mais de 60 mil pessoas teriam ficado sem energia no Maranhão na noite desta quinta-feira (27). Segundo informações da Companhia Energética do Estado (Cemar), o motivo da queda de energia teria sido a ocorrência de queimadas clandestinas provocadas nas proximidades de Vitória do Mearim, a 178 quilômetros de São Luís. A pane atingiu os municípios de Monção, Igarapé do Meio, Vitória do Mearim e Santa Inês entre 17h44 e 19h38.

A Cemar já registrou, de janeiro a agosto deste ano, 15 interrupções no fornecimento de energia motivadas por queimadas, mais que o dobro do ano passado. Segundo o gerente de operação do sistema elétrico da Cemar, Rubens Briseno, as equipes demoram em torno de 40 minutos para restabelecer a energia. O Maranhão lidera ainda o ranking de queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com mais de nove mil focos de incêndio registrados entre janeiro e agosto deste ano. As cidades de Mirador e Grajaú seriam as mais recorrentes no registro de queimadas, com1.152 e 841 focos registrados respectivamente. Em Grajaú, 80% do focos foram registrados apenas no mês de agosto. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também afirma que a situação das queimadas se agravou no Estado. Para o órgão, houve um aumento de mais de 300% no número dos focos de incêndio em relação ao ano passado. As queimadas clandestinas podem ser denunciadas por meio do telefone 116, da Cemar. Para ler mais notícias do Maranhão, clique em g1.globo.com/ma. Siga também o G1 Maranhão no Twitter e por RSS.

G1 - Maranhão
Foto meramente ilustrativa - Fonte:  Site Infoescola
 

No comments:

Post a Comment