Thursday, September 20, 2012

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DO CRATO É EXEMPLO DE FORÇA PARA O JOVEM ESTUDANTE - Por Ed. Alencar


Fundada em 1932, a Associação Comercial e Empresarial do Crato, é um referencial de bons serviços prestados à categoria, dentro dos seus oitenta anos de existência.
No ano de 2005, a Associação Comercial, foi alem de suas atribuições, na gestão do renomado empresário Sr.Edmilson Bruno Correia, que por três gestões consecutivas, ocupou a presidência da entidade, investiu num projeto de valorização e futuro para o jovem estudante cratense, implantando na sede, o projeto INSTITUTO “PROE”- Programa de Complementação Educacional, que visa a integração de instituições de ensino, empresas e alunos.
Este projeto dentro dos seus SETE ANOS em ação registra em seus cadastros, mais de Dois Mil e Setecentos alunos, dentro deste programa dinâmico. Como fazer parte deste projeto, a explicação é da professora e secretária executiva da Associação, EPONINA VENTURA: “O ponto de partida é fazermos os convênios com as empresas interessadas, o cadastramento de alunos apartir dos 16 anos de idade, saber o possível estagiário, perfil de cada um e da necessidade da empresa para o encaminhamento do aluno para estágio”.
O “ PROE “, nasceu na cidade de MARINGA, Paraná, por iniciativa de estudantes universitários, com objetivos de atender apenas aos associados da entidade local. Foi ai que a “C.A.C.B”- Confederação das Associações Comerciais do Brasil, comprou aquela ideia, repassando o projeto para as Federações (nos estados) e para as Associações Comerciais nos Municípios. Este projeto de amparo a classe estudantil da nossa cidade, sempre foi bem-vindo e contou com o total apoio dos ex-gestores: Srs.: Edmilson Bruno, Francisco Lopes Parente, seguido do atual gestor com dois mandatos, Marcus Parente de Alencar, que vem procurando cada vez mais, fortalecer este projeto, com a criação de cursos complementares em parceria com a Associação, para profissionais da educação, a fim de melhor orientar os alunos nos quesitos: Postura, Desenvolvimento, Ética e outras instruções disciplinares, antes do seu envio as empresas solicitantes. Lembra Eponina, que as empresas que fazem as parcerias com a Associação Comercial, não recebem uma mão de obra barata, e sim, uma mão de obra em busca de talento e aperfeiçoamento.
O ESTAGIÁRIO: Ele não cria vinculo empregatício. 

As empresas que recebem os estagiários, prestam um serviço “SOCIAL” e tem suas vantagens, elas vão ter custos mínimos, através de um contrato firmado, que dentro das clausulas não recolhem INSS, FGTS, 13º Salário, mas obedecerão a lei 11.788 de 2008, que entre outras obrigações, determina que só poderá ser “ESTAGIÁRIO”, aquele estudante que estiver frequentando a escola, seja no ensino superior, médio ou particular, e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Para acesso, site: WWW.proe.org.br
Parabéns a Associação Comercial e Empresarial do Crato, por estes relevantes serviços prestados a classe estudantil da nossa cidade. Maiores informações pelo fone: (88) - 3521-0306.

Por: Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
www.blogdocrato.com

No comments:

Post a Comment