Foi assim o debate que reuniu os três candidatos a Prefeito do Crato, com as presenças de Dr.Cícero França - PV, Dr. Marcos Cunha - PT e Sineval Roque PSB, e a ausência do candidato Ronaldo Gomes de Matos, que segundo informação havia sofrido um acidente, mesmo assim foi cobrado e criticado pelos seus três opositores.
JUNTOS E MISTURADOS, como jamais se viu num debate democrático entre os três, onde houve troca de elogios entre Dr.Cícero e Dr. Marcos Cunha, já o candidato Roque, não deixou de ser amistoso entre os demais, chegando a chamar Dr. Marcos ( por engano ), de companheiro de chapa levando a platéia a risos, mas rapidamente e de maneira carinhosa, corrigiu como um tratamento amigo. Uma platéia que aplaudiu durante e depois da palavra dos candidatos. Vi também, coordenadores e assessores aplaudirem adversários e vice versa, teve até panfletagem junto a platéia. Também a presença de militante trajando as cores e sigas do partido verde, sem falar do carro de som do candidato Ronaldo, que desfilou por duas vezes com volume alto em frente à escola na hora do debate, mesmo sendo proibido por ser área de silêncio. Em frente ao prédio do curso de Direito, houve concentração de militantes com suas bandeiras de maneira ordeira entre si.
Não houve problema algum para a mediadora, alem do seu nervosismo inicial que logo se firmou e conduziu tranquilamente o evento, mesmo sendo aberto para um público não somente para Estudantes de Direito, que no transcorrer do debate, muitos deixaram o local talvez pelo trivial dos temas. A falta de um cronômetro visual, dificultou para os candidatos acompanharem seus tempos, Somente no final do debate durante as considerações finais, o candidato Roque quebrou o clima de amistosidade ao se dirigir para o Dr.Cícero, dizendo não ter gostado do mesmo, lhe colocar contra os professores. Em represália, lembrou ao Dr.Cícero a situação que ( segundo ele ) se encontra a saúde no Crato e a defasagem nos salários dos profissionais da área. E tudo terminou em aplausos com as considerações finais do último orador o Dr. Marcos Cunha, que encerrou o debate com uma frase, comparando um certo candidato como OURO DE TOLO, da musica de Raul Seixas. Assim acredito eu, que jámais seria juntos e misturados de maneira amistosa se lá estivessem o ”QUARTETO” com torciada maior.
Valeu pela abertura ao público, essa é a verdadeira filosofia ou razão de um debate entre homens públicos, que disputam uma eleição, assim o eleitor precisa ouvi-los, ele é a razão.
Por: Ed Alencar
No comments:
Post a Comment