Projeto será desenvolvido com recursos do Banco Mundial e através de parceria do Governo e Prefeitura
O município de Barbalha vai receber um Anel Pericentral. A obra será feita pelo Governo do Estado, através do Acordo Empréstimo com o Banco Mundial e parceria com a Prefeitura Municipal de Barbalha. A ideia central do Anel, além da requalificação do espaço urbano é fazer com que o trânsito de veículos pesados seja des-viado do Centro da cidade, o que compromete as ruas centrais e consequentemente dificulta a locomoção e a mobilidade urbana. Segundo a coordenadora do Escritório Regional da Secretaria das Cidades no Cariri, Rita Bezerra, a obra terá 2,4 quilômetros de anel pericentral, com drenagem, asfaltamento, requalificação de todo trecho, iniciando com uma rotatória na CE 060, passando pelas Avenidas Costa Cavalcante e Virgílio Torres, até CE 293 que vai de Barbalha a Missão Velha, com estrutura para aguentar o transporte de carga, beneficiando toda Região Metropolitana do Cariri.
Em processo
Atualmente a licitação da obra encontra-se em processo de finalização, tendo sido enviado relatório do Processo Licitatorio ao Banco Mundial para avaliação, parecer do Banco e posterior emissão da não objeção para contratação da empresa vencedora do certame. A Secretaria das Cidades em parceria com a Prefeitura Municipal de Barbalha realiza também Diagnóstico Social, a luz da Política de Salvaguardas do Banco Mundial, que visa buscar alternativas para a população afetada direta ou indiretamente pelo projeto, considerando, além do aspecto social propriamente dito, os aspectos ambientais e econômicos.
ENTENDA A NOTÍCIA
A obra é considerada importante pela perspectiva de desviar o tráfego de veículos pesados que, hoje, comprometem o trânsito nas ruas centrais de Barbalha. A mobilidade urbana será beneficiada pela nova situação.
Fonte: O Povo Online
Foto: Barbalha - Wikipedia
No comments:
Post a Comment