Tuesday, January 17, 2012

NOVA CADEIA PUBLICA DO CRATO VAI MELHORAR A VIDA CARCERARIA


A atual cadeia publica do Crato foi inaugurada em 1968 na administração do então prefeito, Humberto Macário de Brito. Foi projetada e construída para abrigar 40 presos e durante 43 anos nunca foi ampliada. Com o aumento da população carcerária nas ultimas quatro décadas a superlotação sempre fez parte do dia-a-dia do presídio onde estão atualmente 80 detentos, porem o numero de presos varia entre 70 a 120. O ex juiz das execuções penais do Fórum Hermes Parahyba, Djalma Sobreira Junior disse que eles são divididos em salas escuras, úmidas, mau cheiro e com pouca ventilação. A situação degradante e desumana já motivou varias tentativas de fuga, inclusive assassinato dentro das celas. O presídio foi construído em solo arenoso, a poucos metros das margens do Canal do Rio Grangeiro e isto favorece aos presos abrirem crateras acessivas a parte externa do prédio, disse o magistrado. O juiz sugeriu que, com a inauguração da nova cadeia, o atual presídio ficasse disponível para presos de pequenos delitos.

A diretora, Maria do Carmo Maia Esmeraldo Sobreira informou que ainda não recebeu nenhuma comunicação da secretaria de justiça sobre o que vai ser feito do prédio que é um patrimônio do município. Sobre o cotidiano dos presos, a diretora disse que não existe precariedade. Eles recebem assistência medico-odontologico, quatro refeições diárias, cursos profissionalizantes e assistência psicológica. As dificuldades existentes são naturais.

As obras da nova cadeia publica do Crato estão em fase de conclusão e o governador Cid Gomes quer inaugurá-la no final de fevereiro deste ano quando forem instalados os geradores de energia elétrica e o sistema de abastecimento d”agua. Está sendo aguardada também a divulgação dos aprovados no concurso para Agentes Penitenciários. O presídio tem mil e 200 metros de área coberta e terá capacidade para 130 presos e está sendo construído em terreno de 11 mil e 300 metros quadrados, doado pela prefeitura, localizado nas proximidades da Vila Barro Branco, por trás da antiga cerâmica norguaçu, a três quilômetros do centro da cidade e a 800 metros da Avenida Padre Cícero que liga Crato a Juazeiro do Norte. A obra foi orçada em 2 milhões e 870 mil reais e está sendo executada pela construtora W.D.A. Construções LTDA.

Wilson Rodrigues
Repórter - Colaborador
www.blogdocrato.com

No comments:

Post a Comment