Embora sempre existiram pessoas nos bastidores querendo minar a nossa amizade, gostaria de expressar o valor alto que existe em Wilson Bernardo, que é fora do Blog do Crato, um irmão, um amigo, um conselheiro que eu possuo. É do seu estilo, desde sempre a contundência, a irreverência, a brincadeira. Somos muito felizes por ter Wilson Bernardo como nosso repórter e em seu imenso valor, acho que supera os deslizes, os partidarismos, as paixões exacerbadas com que ele escreve seus estranhos textos.Por outro lado gostaria que todos entendessem que tenho procurado colocar o Blog do Crato na linha dos grandes sites de notícia do Ceará, apresentando os fatos como eles aconteceram. Se temos tido pouco êxito nisso, que melhoremos mais neste ano de 2012, que possamos caminhar melhor nesse sentido, deixando de lado as pilhérias, as brincadeiras de mau gosto, a politicagem.
Sendo que Wilson Bernardo possui sempre como característica principal a contundência e a paixão política, se coloca diametralmente oposto ao nosso projeto de fazer o site ficar apartidarista e mais sério. Sempre recebi dúzias de reclamações por seu comportamento, por atacar sem piedade os seus adversários políticos, por fugir da notícia, e por isso mesmo ao conversar com o público que me reclama deste comportamento, tenho procurado me desculpar como possível, afirmando que Blog é um espaço coletivo. Tenho tentado mudar o Blog para um site com mais responsabilidade, mais seriedade. Temos grandes escritores que se propõe a fazer um site sério, como o prof. Armando Rafael, Carlos Rafael, Maria Otília, José Tavares, Carlos E. Esmeraldo, Magali, Morais, etc. Mas Wilson teima em não querer entrar no novo tempo.
Ao reclamar desta última vez sobre o seu comportamento dentro do site, ele rebateu não com uma explicação, uma justificativa, ou um caminho para um diálogo. Não abre um canal para que se possa discutir os nossos propósitos e levar o site para a seriedade com ele junto, apenas reage da seguinte forma: "Ou ele faz do jeito que quer, ou sai fora do Blog", coloca os termos de forma a nos pressionar a ter que engoli-lo do jeito que ele é, sem querer se adaptar ao nosso espaço.
É lamentável que isso aconteça. É lamentável que não se possa construir um diálogo e que ele não possa se adaptar às regras do Blog do Crato. Talvez ele seja valioso demais para termos conosco. Mais valioso que o próprio Blog já que se coloca acima de todos nós que escrevemos aqui também e estamos sujeitos às mesmas regras.
Na verdade, eu tenho preservado Wilson Bernardo de muitas encrencas e erros. Sou eu quem conserta os erros de ortografia, faz as revisões, ajudo na diagramação, forneço conselhos para as confusões em que ele pode se meter quando escreve contra certas pessoas. Tenho procurado ser tão amigo dele aqui quanto sou fora do Blog. Mas ele não vê isso. Ele é uma pessoa que não aceita críticas, é fechado, ou é do jeito dele, ou está fora. Não obstante, é um ser humano exemplar, um amigo e conselheiro perfeito.
Espero que possamos dialogar no sentido de resolver esse impasse, pois não podemos perder um grande repórter como Wilson Bernardo, mas também não podemos ter um membro que não quer se submeter às regras a que todos nós estamos sujeitos. Ninguém pode estar acima da lei.
Wilson sempre será meu amigo e irmão independente do que aconteça aqui. Ele é a única pessoa que conseguiu fazer e dizer coisas tão pesadas para mim e eu nunca o "despachei", como fiz com todos os outros que me desacataram, porque acima de Blog, acima de tudo, entre nós existe uma grande admiração, um respeito que não se restringe apenas a este espaço, e muita gente está longe de entender o que seja uma verdadeira amizade como a que nós temos.
Peço ao Wilson que reflita, que amenize o tom do discurso das matérias que escreve, é só isso que eu peço, que possamos entrar num entendimento, pois não queremos perder um valoroso escritor, um repórter excelente, que tem dado ao Crato visões ímpares que tem elevado o valor da nossa cidade. Ameniza, Wilson! Ameniza!
E em tempo: "Wilson, deixa de ser fresco, cacilda! nós precisamos de você - rs rs. E liga esse celular, pois eu preciso conversar contigo."
Por: Dihelson Mendonça
Foto de Pachelly Jamacaru
No comments:
Post a Comment