Sunday, January 1, 2012

Chegada de 2012 é comemorada ao redor do mundo


As ilhas do Pacífico do sul e a Nova Zelândia foram os primeiros lugares do planeta a receber 2012, seguido da Austrália, onde um espetáculo de fogos de artifício, de 12 minutos, recebeu o Ano Novo na baía de Sydney ante mais de um milhão de pessoas.

Veja imagens do Réveillon ao redor do mundo

Na Nova Zelândia, a chuva, que causou a cheia de alguns rios, obrigou o cancelamento das celebrações previstas para Wellington e a festa ficou apenas para Auckland. No Japão, o final do ano foi marcado pelo luto, em memória da tragédia de Fukushima, pelo que as famílias aproveitaram o dia para ir aos templos; o mesmo aconteceu nas Filipinas, onde a tempestade tropical Washi causou 1.250 mortos em dezembro; 73 mil filipinos estão desabrigados e vivem em centros de acolhimento.


Mikhail Metzel/Associated Press
Russos celebram chegada de 2012 na Praça Vermelha, em Moscou

No Oriente Médio, Dubai abriu o novo ano com uma grandiosa festa de fogos de artifícios, que iluminaram a torre de Dubai, a mais alta do mundo (828 metros). Os festejos europeus começaram na Rússia, com um castelo de fogos de artifício na Praça Vermelha de Moscou e um grande espetáculo retrô de música dos anos 70 e 90, retransmitido em telões, recordando as festas celebradas no passado, na praça Lubianka, em frente aos escritórios da então KGB. Na Finlândia, o centro de Helsinque, que faz 200 anos, apresentou-se todo iluminado, numa extensão de três quilômetros.

Em Paris, dezenas de milhares de pessoas, aguardam as comemorações nos Champs Elysées e aos pés da Torre Eiffel. - Britta Pedersen/Efe


Fogos iluminam Portão de Brandemburgo, na capital da Alemanha

Os italianos esperam por um grande concerto na avenida do Foro Imperial de Roma. Em Veneza, um castelo de fogos de artifício iluminará o Grande Canal. Londres dará as boas-vindas a seu ano olímpico com os tradicionais fogos sobre o rio Tâmisa, ao qual se seguiram as 12 badaladas do Big Ben. As estrelas de 2011, os príncipes William e a duquesa de Cambridge, se despedirão do ano no palácio do Balmoral, na Escócia, junto com o restante da família real. Madrilenos e turistas se reuniram junto à Porta do Sol para festejar o réveillon e a música tomou conta do centro de Vinea, onde uma série de concertos foi organizado para receber 2012. Na Holanda, Amsterdã quer este ano reinstaurar uma tradição: pouco antes da meia-noite, um casal de bonecos, de 14 metros de altura e com roupas tradicionais, vão trocar um beijo.

Do outro lado do Atlântico, espera-se um milhão de pessoas na Times Square, em Nova York, para assistir a uma tradição centenária: a descida, à meia-noite, durante 60 segundos, de uma bola de cristal colorida. Este ano, a encarregada de lançar a bola será a cantora Lady Gaga.


Mick Tsikas/Efe
Tradicional queima de fogos saúda o Ano-Novo na baía de Sydney, na Austrália

Mas, para assistir à cerimônia, será preciso passar por detectores de metais. Na América Latina, parte das antigas colônias espanholas celebram a chegada do Ano Novo como na Espanha, comendo 12 uvas ao soar da meia-noite e usando roupas com cores que atraiam boa sorte. Na área dos grandes espetáculos pirotécnicos, o Rio de Janeiro promete mais um show na praia de Copacabana, quando dois milhões de brasileiros e turistas vestidos de branco assistirão aos fogos de artifício lançando ao mar flores brancas, vermelhas ou amarelas em oferenda a Iemanjá para que a "rainha do mar" traga paz, amor e dinheiro no novo ano que se inicia.

Com Agências de Notícias

No comments:

Post a Comment