Edição de 30 de outubro de 2011
Cai mais um...
As agências de notícias estão divulgando (são 17:14h.,em Brasília) que em reunião com deputados e senadores do PC do B, o presidente do partido, Renato Rabelo, informou que o ministro Orlando Silva (Esporte) decidiu pedir demissão do cargo, o que já foi comunicado em conversa mais cedo ao ministro Gilberto Carvalho e será oficializado à presidente Dilma Rousseff num encontro logo mais às 17h30.
As agências de notícias estão divulgando (são 17:14h.,em Brasília) que em reunião com deputados e senadores do PC do B, o presidente do partido, Renato Rabelo, informou que o ministro Orlando Silva (Esporte) decidiu pedir demissão do cargo, o que já foi comunicado em conversa mais cedo ao ministro Gilberto Carvalho e será oficializado à presidente Dilma Rousseff num encontro logo mais às 17h30.
Confirmadíssimo!
Esta coluna publicou – 5ª feira da semana passada, dia 20 – a seguinte nota sobre o 5º ministro de Dilma acusado de corrupção: “O ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB), agora é a bola da vez. Tudo acontecerá igualzinho aos casos anteriores: a imprensa denuncia o ilícito. O acusado nega (ou alguém pensa que um infrator passa recibo do crime cometido?). O acusado finge indignação. Ameaça processar o acusador por “calúnia, injúria e difamação”. Seus companheiros hipotecam solidariedade. O Congresso convoca o acusado para dar explicações e dá-se por satisfeito com a defesa do denunciado. Passam-se alguns dias e... o ministro “renuncia”. Mas sai livre e fagueiro, e não sofre nenhuma punição. Nem o dinheiro roubado é devolvido aos cofres da nação...” . A coluna teve 100% de acerto na antecipação feita 8 dias atrás!
Dilma vem aí...
Na década 60, o slogan que levou Jânio à presidência da República era: “Jânio vem aí...” ladeado pelo desenho de uma vassoura. A significar a “faxina” contra a corrupção que ele prometia fazer. Deu no que deu. A história se repete, já dizia o velho Marx! Não é que Juazeiro do Norte vai se encher de cartazes com a frase (e foto) Dilma vem aí... Sem vassoura, mas vem. Para inaugurar 1.300 casas por ela construídas na Terra do Padre Cícero. Na verdade, “Mãe de Juazeiro” (Pense numa mãezona!) cumprirá a orientação do PT que incluiu Juazeiro entre as 100 prioridades de vitória do Partido dos Trabalhadores em 2012. Reforço para a campanha de reeleição Manoel Santana. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, já desembarca em Juazeiro do Norte, no próximo dia 4, preparando a vinda de Dilma...
Maomé vai à montanha
E já que dona Dilma (continuando o costume do “Cara”) não dará o ar de sua graça na Mui Nobre e Heráldica Cidade de Crato, não restou alternativa para a vereadora cratense Mara Guedes: ela vai ter de providenciar o transporte de caravanas petistas cratenses até Juazeiro do Norte para aplaudir a presidente. Com direito a exibir as faixas da última campanha eleitoral com o surrado: "Dilma 2010, é Lula outra vez”. No seu discurso em Juazeiro, Dilma vai dizer que voltará outra vez a Juazeiro. Para inaugurar ali, a reitoria da Universidade Federal da Região do Cariri na Terra do Padre Cícero. Sorry periferia!
As obras da nova pavimentação – em pedras de concreto intertravadas – e calçadas da Rua João Pessoa -- foto ao lado feita por Dihelson Mendonça -- (tocadas pelo governo do Ceará com verba do Banco Mundial), completaram dois meses de iniciadas. E sequer um único quarteirão foi concluído. Prejuízos imensos para o comércio. Transtornos vários para a população. E pelo andar da carruagem a coisa ainda vai demorar muito...
-
-
Onde há fumaça...
Falou quem sabe. O deputado federal Eudes Xavier (PT—CE), relator da lei que criou a Universidade Federal Regional o Cariri—UFRC, esteve no Crajubar e anunciou a implantação da nova universidade para o início de 2014. Disse mais: a UFRC começará com 27 cursos de graduação e será responsável pela geração de cerca de 1.200 empregos através de concurso público. Ora, o campus da UFC-Cariri, embrião da futura Universidade Federal Regional do Cariri, tem por meta chegar a 2014 com o funcionamento de 10 cursos. Estão faltando, portanto, 17 cursos para completar os 27 anunciados pelo deputado Eudes Xavier. Coincidentemente, a Universidade Regional do Cariri–Urca tem 17 cursos de graduação... Mas ninguém na Urca (foto acima da reitoria) admite que esta será encampada pela Universidade Federal Regional do Cariri...
Xô “componente político”
Uma coisa o povo de Crato aprendeu com Juazeiro do Norte (foto ao lado). Nos tempos atuais, o progresso é promovido – na sua maior parte – pela iniciativa privada. Poucos cratenses – na atual onda de baixa estima que varre a cidade – sabe que juntando as micros, pequenas e médias empresas, o município de Crato possui cerca de 160 indústrias. Tem mais: a maior indústria da Região Metropolitana do Cariri fica em Crato: a Grendene. Esta emprega cerca de duas mil pessoas. Crato tem, ainda, o maior polo cerâmico do Cariri, composto por mais de dez cerâmicas que empregam cerca de seis mil operários. É isso que vem dando suporte ao crescimento normal da Cidade de Frei Carlos.
Outra indústria
A procura por produtos cerâmicos, na progressista Região Metroplitana do Cariri, não para de crescer! Está em fase de conclusão as amplas instalações para funcionamento de nova unidade industrial em Crato. Trata-se da Cerâmica Trezzi, localizada à margem da estrada Crato-Ponta da Serra. Será a maior e a mais moderna do pujante polo cerâmico cratense.
Lição de moral
Pense numa cena surrealista! Um afoito e revoltado cidadão abordou, outro dia, em pleno centro de Crato, um deputado cearense, dizendo-lhe que o povo estava cansado de “deputado-ladrão”. Calmamente, de forma didática e educada, o político deu uma “aula” ao cidadão contundente. Tipo assim: “ Você sabe ao menos o que é roubo? Pois saiba que o Código Penal brasileiro, em seu artigo 157, define o roubo como sendo “subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência”. Agora, meu amigo, cite pelo menos um deputado que faz isso! Cite...” O cidadão ficou sem ter o que responder ao desafio do deputado...
Torpedos
– A “Revista Gol”, publicação da Empresa Linhas Aéreas Gol, publicou extensa e belíssima reportagem de seis páginas – com o título: “Encantos em prosa, verso e barro” – sobre Juazeiro do Norte.
– Dom Fernando Panico (foto à direita) chega amanhã de São Paulo, mas voltará para lá – mais precisamente para a cidade de Limeira – no próximo dia 20 de novembro, para ordenar sacerdote o diácono Evandro Henrique Torlai. É o 46º sacerdote que dom Fernando ordena desde que assumiu a diocese de Crato há dez anos. O diácono Evandro Torlai é paulista. Fez seus estudos na cidade de Crato, onde reside na Rua Pedro II, na Comunidade Aliança de Misericórdia.
– A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, justificando porque enviou na "surdina" e em “regime de urgência” um projeto de lei à Assembleia Legislativa daquele estado “estatizando” a Fundação Sarney, agora denominada Fundação da Memória Republicana Brasileira. Faz jus ao nome! Assim, explicou uma “penalizada” (tadinha!) Roseana: “A Fundação estava à míngua, perseguida por uma investigação de improbidade administrativa, sem receber recursos suficientes para se manter e não poderíamos fechá-la. O único jeito foi estatizá-la”... Ah, bom! Tá explicado!
– Nesta crise do ministro Orlando Silva (PCdoB), o dado concreto – como diria o “Cara” –, é o inegável enfraquecimento do governo Dilma. Foram-se os dias nos quais a população brasileira acreditava na “faxina”, anunciada pela presidente, contra a corrupção da “herança maldita” que recebeu. Criativo, o povo definiu a sigla: “PCdoBolso”...
No comments:
Post a Comment