Sunday, October 23, 2011

Gergelim, rico em ômega-3 - Por: Renato Galvão


O Gergelim é uma planta cultivada desde a antiguidade. Sua origem, até hoje é bastante discutida, mas alguns estudos mostram que os primeiros povos que começaram a utilizá-la, foram os da África e da Ásia, sendo que os orientais, consideravam essas sementes quase sagradas. No século XVI, os portugueses trouxeram o gergelim para o Brasil, sendo que aqui ele passou a ser cultivado primeiro em nível caseiro, depois nas fazendas e aos poucos foi tomando vulto na comercialização. A planta do gergelim chega a mais ou menos 2 metros de altura, suas flores são brancas, cor de rosa ou ainda da cor púrpura. Seus frutos são cheios de sementes achatadas, os quais podem ser da cor preta, castanha e branca.

O gergelim é muito rico em proteínas, fibras e gorduras monoinsaturadas, que é a gordura boa. Ele tem também, uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, Ferro, Fósforo e Cálcio. Tendo essa semente tantas propriedades, ela serve para tonificar todo o nosso organismo, principalmente o fígado e os rins, fortalecendo também os nossos ossos, tendões e cabelos. Além disso, ela evita a queda e o branqueamento dos mesmos, ajudando nos tratamentos de reumatismo, amenizando as dores nos joelhos e na região lombar O gergelim tem ainda grande poder antioxidante, melhorando a elasticidade da pele a sua flacidez, que costuma acontecer principalmente quando se está fazendo regime alimentar. Atualmente é muito usado para quem quer emagrecer, pois como tem muitas fibras, ajuda o intestino a funcionar melhor.

Além disso, como sua casca é rica em fibras, o organismo demora mais para digerir os alimentos, dando-nos a sensação de saciedade por mais tempo. Hoje em dia, já existem no mercado vários alimentos com essa semente, mas, além disso, podemos incrementar nossas refeições diárias, colocando-o no arroz ou em saladas, que só vamos enriquecer mais as nossas refeições e dar um sabor especial a elas.

Por: Renato Galvão


No comments:

Post a Comment