Sunday, April 24, 2011

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqTuvO59RWfJBGykEofXdJKQmeVh2o08yEeqBb9EcCDrWcPojsTz73cc8T3YJ_UkXs51BnkH8xZoAS2Ns2oGCwM_8Hy4GXxDG3sKIQK3y_c6912pkfipqJEz7HZi2tKbHL3MpKcKRySM0n/s1600/Coluna+Armando+Rafael.gif




Semana Santa


Crato está vivenciando mais uma Semana Santa. Bem diferente daquelas de um passado ainda recente. Quando as emissoras de rádio, na quinta e sexta-feira, só tocavam música clássica. E os cinemas da cidade (Moderno, Cassino e Educadora) só exibiam filmes bíblicos. Bons tempos aqueles! Nos dias santos, as famílias jejuavam. As mais abastadas tinham à mesa o bacalhau, raro e caro por essas bandas. Ricos e pobres (estes àquela época chamados de “povinho”, hoje grotescamente rotulados de “povão”) lotavam as igrejas para acompanhar os ritos e liturgia da Paixão de Cristo. Havia seriedade e respeito, por parte do povo, para com as coisas sagradas. Hoje, a Semana Santa virou praticamente mais uma festa de consumo. Uns aproveitam o feriadão (pois é, virou mais um “feriadão”) para viajar. Outros, para comprar os ovos de Páscoa de chocolate. Todos, enfim, usarão este final de semana para se deleitarem com maior consumo de vinho. Já se faz mais Semana Santa como antigamente...


Tá feia a coisa

Até algum tempo atrás os usuários das caixas postais da Empresa dos Correios e Telégrafos–ECT, recebiam com – antecedência de 30 dias – aviso para renovação da assinatura desse serviço. Recebiam. Esta semana, alguns usuários das caixas postais em Crato, quando foram retirar suas correspondências, encontraram – na dita caixa – um impresso com a palavra: “Vaga”. Ou seja, na sua escalada de queda de qualidade de serviços, a ECT deixou de cumprir o item 7.1.1 do Termo de Assinatura de Caixa Postal, que prevê comunicação antes do vencimento da anuidade, possibilitando o usuário efetuar o pagamento. A propósito das reclamações sobre os serviços da ECT, a coluna de Cláudio Humberto publicou a seguinte nota no último dia 20: “Saudades de Erenice. Há no Tribunal de Contas da União–TCU estudos que deixam mal os Correios. A qualidade dos serviços caiu tão vertiginosamente que provoca saudades da gestão monitorada pela ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra” . Erenice vem a ser aquela que foi denunciada por montar um esquema de propinas no 4º andar do Palácio do Planalto...

Página virada

Em consequência da Emenda Constitucional 58/09, que altera o artigo 29 da Constituição, as Câmaras Municipais brasileiras terão aumento no número de vereadores. Serão agora 24 faixas populacionais para fixar a menor Câmara (nove vereadores para municípios com até 15 mil habitantes) e a maior (55 edis nos de população superior a 8 milhões). Essas faixas deverão ser observadas já nas eleições de 2012. No tempo presente, as Câmaras de Vereadores passam por grande desgaste junto à população brasileira. Esta questiona se vale a pena destinar 5% do orçamento municipal par manter essas câmaras. Atualmente, os vereadores passam seu tempo procurando nomes de pessoas vivas (concessão de títulos de cidadania) ou mortas (para homenageá-las com denominações de “logradouros públicos”). Mais de 90% dos projetos votados e aprovados são desta ordem. Em Crato nem isso. Doze anos depois do seu falecimento, o maior benfeitor da cidade – Dom Vicente Matos – sequer foi lembrado pelos nobres representantes do povo cratense...

Em passo de cágado

Semana passada, publicamos – nesta coluna – comentário sobre a lentidão da construção da ferrovia Transnordestina, trecho Missão Velha-Salgueiro. Pois bem, Veja – a maior revista semanal de informação do Brasil (tiragem 1.212.159 exemplares e mais de 6 milhões de leitores) – na edição de ontem, dia 20, noticiou: “Eis a situação da Ferrovia Transnordestina, que Dilma Rousseff prometeu entregar em 2013: só 0,6% da terraplanagem foi concluída no eixo Eliseu Martins-Trindade, de 420 quilômetros. No trecho Salgueiro-Suape, de 522 quilômetros, a fase de desmatamento ainda não alcançou 2,5% do previsto. O governo diz que apenas 5% da obra está atrasada. Dá para acreditar?”.


Pense numa buraqueira...

A tradicional Procissão de Ramos, que todos os anos abre as comemorações da Semana Santa na Paróquia São José – do bairro Limoeiro, em Juazeiro do Norte – não foi realizada neste 2011. As ruas do bairro estão tão esburacadas que o conselho paroquial achou por bem suspender o tradicional evento religioso para evitar prováveis quedas dos fiéis nos buracos do calçamento.

Zona urbana de Crato

O Prefeito Samuel Araripe sancionou a Lei 2.678/2011 que define o novo perímetro urbano de Crato. Pela nova lei, a zona urbana da Princesa do Cariri inclui o pontilhão da Estrada de Ferro sobre o Riacho São José e segue até o Clube Recreativo Grangeiro e final do bairro Lameiro. Engloba desde o Vale do Amanhecer (após a Vila Lobo), até o bairro Batateira e adjacências. Vai do distrito industrial (na divisa com Juazeiro) até o final do Barro Vermelho, na localidade conhecida como Maria Preá, após o Mutirão. Crato foi dividido em sete zonas onde estão situados bairros populosos como Zacarias Gonçalves, Cacimbas, Baixada Fluminense, Muriti, Pantanal, Vulcão, Novo Horizonte, dentre outros.

Cratense ilustre

O dia 15 de novembro de 2011 assinalará o centenário de falecimento do advogado Leandro Bezerra de Menezes, nascido em Crato em 1826 e falecido no Estado do Rio de Janeiro em 1911. A propósito, em 1944, a Prefeitura denominou de Rua Leandro Bezerra a que dá acesso ao Parque de Exposição. Nos “considerandos” do projeto – redigido pelo saudoso Raimundo de Oliveira Borges – consta este texto: “Considerando que o ilustre morto, preclaro filho do Crato, é merecedor da admiração dos seus pósteros pelos relevantes serviços prestados à Pátria, através de uma atuação brilhante, fecunda e destemida no Parlamento brasileiro e em outros setores da vida nacional, jurídica e religiosa do País, na qual deixou patente, por mais de uma vez, o seu talento, a sua bondade e a sua inexcedível honestidade, fica denominada de Rua Leandro Bezerra, etc...” Como faz falta, nos dias atuais, um redator da estirpe do Dr. Raimundo Borges para redigir os documentos da Câmara Municipal de Crato...

Curtas

1 –
Várzea Alegre não possui apenas o melhor carnaval do sul do Ceará. Na última sexta-feira foi realizada, naquela cidade, a 7ª Procissão do Fogaréu, que abriu a programação da Semana Santa. O evento contou com a presença do grupo de penitentes de Barbalha e da zona rural varzealegrense. E em meio aos cânticos religiosos, o desfile atraiu a atenção de muita gente. Logo, logo, vira uma atração turística a exemplo do que já acontece com o carnaval.


2 – Já em Crato, os ritos e eventos da Semana Santa ganham a cada ano mais beleza e maior presença de fiéis na catedral de Nossa Senhora da Penha. Graças ao empenho e bom gosto do Cura da Sé, padre Edmilson Neves Ferreira.


3 – Na chamada quadra invernosa de 2011, já choveu exatos 1.540 mm no município de Crato. Quase o dobro da temporada de chuva do ano passado.


4 - O Pasárgada Parque Hotel, localizado Crato, no bairro Belmonte, ao sopé da Chapada do Araripe, está tendo ocupação plena nesta Semana Santa em todos os 20 chalés duplex, 18 apartamentos de luxo e 2 suítes máster.


5 – Ainda tem gente desinformada que pensa que o Lameiro e o Muriti são distritos. Ora, há cerca de vinte anos, uma lei transformou esses dois antigos distritos em bairros citadinos. Já é tempo, agora, de se adotar idêntica providência em relação aos distritos do Belmonte e Campo Alegre, hoje integrados na prática à zona urbana de Crato.


6 – No próximo dia 1º de maio – Dia do Trabalho – o Hospital São Vicente de Paulo de Barbalha, o maior e melhor da Região Metropolitana do Cariri, comemorará 41 anos de funcionamento. Este hospital é tido como referência em bom atendimento e eficiência nos serviços prestados.

Por: Armando Rafael

No comments:

Post a Comment