A DESCULPA DA INCOMPETÊNCIA - TÁ DANDO UMA VIROSE...
Quem mora no Crato já deve ter notado que não se fala em outra coisa: A tal da Virose. Gente que nunca leu uma página de assuntos médicos, já dão o diagnóstico para todas as mazelas que surgem. Se o sujeito aparece com uma dor de cabeça, é "da virose". Se tem uma dor-de-barriga, sempre chega alguém pra dizer: "Cuidado, que tá dando uma virose..." Dores lombares, falta de apetite, e até tristeza hoje em dia são tratados como "É da virose".
Os que entendem um pouquinho mais de alguma coisa, sabem que o termo VIROSE em si, não quer dizer muita coisa. Virose nada mais é do que uma infecção por vírus. Assim, uma gripe pode ser uma virose, causada pelo vírus da gripe. O( a) DENGUE pode ser uma virose, causada pelo vírus da Dengue. O que é estranho é essa aura de mistério, de misticismo que as pessoas criam, já que não podem explicar as coisas, de dar logo o veredito, mesmo sabendo que isso nada significa, e que os remédios podem variar caso a caso.
Ouve-se falar em casos clássicos: "Fulaninha está internada no hospital São francisco, com uma virose". Nem os médicos sabem que diaxo de vírus é esse! E quando os médicos são incompetentes, essa desculpa de "virose" veio mesmo a calhar; Tanto impressiona o paciente, como lhe alivia a culpa. Diz em tom solene: "A senhora está com uma virose!" pronto! como se isso resolvesse o problema. E a paciente, muito burra e acomodada diz: "Ah! doutor, então tá explicado, é a virose que TÁ DANDO. Todo mundo tá pegando. " E vai pra casa conformada, e o médico com alguns tostões a mais no bolso.
Por: Dihelson Mendonça
No comments:
Post a Comment