NE - Chuvas...
Bolívia - Cerca de 800 famílias bolivianas ficaram sem moradia pelo desabamento de 250 casas em La Paz devido às intensas chuvas, mas até o momento não há relatórios de vítimas, declarou à Agência Efe o prefeito da cidade, Luis Revilla. Revilla disse que o desastre, que começou na noite de sábado no bairro Kupini 2, após as fortes chuvas que desde janeiro causaram 60 mortes em toda Bolívia, se estenderam a nove setores e já alcançam 80 hectares. "Estamos falando de 250 imóveis afetados (...) de aproximadamente 800 famílias, incluindo todos os setores", disse Revilla, que acrescentou que os deslizamentos continuam.
A maioria dos bairros desabrigados são pobres.
Ainda não informaram o número de mortos e feridos, enquanto as autoridades afirmam que os danos são "enormes" porque "é o deslizamento mais sério da cidade", explicou o prefeito. "Trabalhamos intensamente desde as últimas horas e neste domingo continuamos", disse, por sua parte, o ministro da Defesa, Rubén Saavedra, em entrevista coletiva. Cerca de 2 mil voluntários, entre funcionários municipais, policiais, militares e bombeiros, trabalham na região para resgatar os desabrigados. A Prefeitura declarou o "alerta vermelho" e suspendeu o serviço de água potável em dezenas de bairros próximos, para evitar que o deslizamento aumente. O Governo nacional e o município montaram acampamentos em bairros vizinhos com serviços de emergência para atender os desabrigados.
O presidente Evo Morales decretou "emergência nacional" nesta semana e anunciou que destinará US$ 20 milhões para ajuda e reparação de danos.
Folha.com
No comments:
Post a Comment