Monday, February 21, 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Técnicos debatem na Câmara de vereadores as consequencias das chuvas em Crato


Preocupado com as consequências das fortes chuvas que caem, em Crato, durante a quadra invernosa e causam sérios prejuízos ao Município e aos cidadãos, o Poder Legislativo, mais uma vez, utilizou o espaço da reunião ordinária, desta segunda-feira, dia 21, para debater quais os principais fatores, que provocam as catástrofes, sobretudo ao Canal do Rio Granjeiro e a população que habita âs margens do referido espaço, bem como do comércio da área central. O presidente da mesa diretora, Vereador Florisval Sobreira Coriolano convidou o engenheiro agrônomo, especialista em gestão de recursos hídricos, Yarlei Brito, o professor e funcionário da Secretaria do Meio Ambiente do Município, Arlindo Júnior e a professora/geográfa - especialista em geo ambiente, da Universidade Regional do Cariri - Urca, Lireda para juntos com os vereadores e a população, presentes a sessão, discutirem sobre o assunto.

Yarlei Brito afirmou que não adianta procurar culpados. "As ações do homem, no decorrer do tempo e a falta de providências pelo poder púbico, em relação as medidas preventivas, acabam ocasinando estes acontecimentos, como uma forma da natureza emitir uma resposta", acressentou o técnico. Yarlei Brito comentou que quatro dias antes da chuva do dia 28 de janeiro, esteve com o secretário de Infra-Estrutura do Município, José Muniz quando o alertou para a necessidade da desobstrução do Canal do Rio Granjeiro e o perigo que a cidade corria, caso caísse uma forte chuva.

Já para Arlindo Júnior é preciso identificar os culpados sim, para que não seja cometida injustiça. "As vezes queremos que os governos Estadual e Federal resolvam problemas provocados pelo Gorverno Municipal e pela sociedade local", enfatizou Arlindo. Como exemplo, ele afirmou que só o Prefeito é quem pode liberar um alvará para construção de Conjuntos Habitacionais próximo ou dentro do leito dos rios. A professora Lireda enalteceu a iniciativa da Câmara Municipal, em promover o debate. Ela disse que o desmatamento, provocado pala ocupação irregular do granjeiro, a ipermeabilidade como consequência do asfaltamento sem critérios, de ruas e avenidas, a retirada das matas ciliares das margens do rio e, também, a substituição do rio pelo canal, que para completar ficou estreito e razo, são ações vilãns, dentro do contexto ambiental, que causam transtornos à população do Crato e de outras regiões do Brasil.

O vereador Pedro Alagoano - PSB agradeceu a presença dos técnicos na reunião e aproveitou para reclamar a falta de projetos do Governo Municipal para comunidade do Jardim Novo Horizonte, localizada próximo ao sopé da Serra do Araripe.

O vereador Fernando Brasil - PSB pediu mais compromisso dos políticos com as causas em discussão. A vereadora Joana Pedroza - PSB - secretária da mesa diretora - sugeriu que todos façam a sua parte. Para ela, a sociedade não pode ser isenta de sua responsabilidade, principalmente das causas ambientais. Embora, defenda a vereadora, os poderes constituídos precisam realizar mais, em defesa do povo. O vereador Francisco Elder de Oliveira França - Guer - PSDB, parabenizou o presidente da Câmara, Florisval Coriolano pala reunião e afirmou que o Poder Legislativo e o Crato é quem ganham com o debate.

Fonte: Câmara de Vereadores

No comments:

Post a Comment