Saturday, January 2, 2010

Valdetário toma posse como presidente da OAB-CE - Postado por Océlio Teixeira

A cerimônia aconteceu na sede da entidade. Durante discurso, o novo presidente reafirmou promessas de campanha

Em uma cerimônia concorrida, que durou não mais do que 30minutos, Valdetário Andrade Monteiro tomou posse, ontem pela manhã, como novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE), na sede da entidade, em Fortaleza. O mandato dele será de três anos.

Sem discurso formal, Valdetário falou aos advogados presentes em união e mais aproximação da entidade com a população. "A perspectiva é de uma Ordem mais próxima da sociedade. A partir de agora, não temos sangue A ou B. Somos, de corpo e alma, a OAB", disse.

Uma das prioridades do novo presidente será a inserção do jovem advogado no mercado de trabalho. Para isso, pretende criar o Centro de Apoio e Defesa do Advogado, órgão que, segundo ele, possibilitará o acompanhamento do exercício da advocacia em todo o Ceará.

Outra ação neste sentido será a criação de meia anuidade na OAB para os advogados recém-filiados. No primeiro ano, os profissionais terão desconto de 50% na taxa, índice que será de 40% no segundo ano e de 30% no terceiro. Valdetário explicou que a intenção é ajudar os novos profissionais, que já sofrem com uma série de gastos no início da carreira, como a montagem de seus escritórios.

Sobre as eleições, marcadas para outubro deste ano, o presidente da OAB-CE disse que o órgão acompanhará todo o processo. "Vamos já em fevereiro criar uma comissão especial. Também vamos criar um 0800 (número de telefone para ligações gratuitas) para receber denúncias de irregularidades.

Quanto ao fato de o candidato Erinaldo Dantas, derrotado no último pleito da OAB por apenas 22 votos, ter contestado o resultado junto ao Conselho Federal da entidade, Valdetário disse que não há divisão na categoria. "Tivemos quatro candidatos. Isso demonstra que a classe avaliou propostas", declarou.

A transmissão do cargo foi conduzida pelo vice-presidente da gestão anterior, Josué de Sousa Lima, que estava no exercício da Presidência. O ex-presidente, Hélio Leitão, um dos principais apoiadores da candidatura de Erinaldo, pediu licença no último dia 30 de dezembro e não compareceu à cerimônia. De acordo com Josué de Sousa, Leitão não justificou o motivo da licença.

Fonte: Diário do Nordeste

No comments:

Post a Comment