Friday, January 29, 2010

Haja água - postado por Armando Lopes Rafael


Fonte: O POVO, 29-01-2010
A maior precipitação foi no Crato com 115 milímetros - a segunda maior do ano. Choveu até granizo em Caririaçu, no Cariri

Chuva em 128 cidades do Ceará
Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.br

Chuvas de granizo, acompanhadas de ventos fortes e raios assustaram os moradores da zona rural de Caririaçu, na região do Cariri. Precipitações intensas causaram estragos no Crato, também no Cariri, e em Limoeiro do Norte, na região Jaguaribana. As chuvas foram registradas em 128 dos 184 municípios cearenses, no período da manhã da última quarta-feira até a manhã de ontem, segundo registros da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A precipitação mais intensa, no período, ocorreu no Crato onde foram registrados 115 milímetros - foi a segunda maior no ano, atrás apenas doa 164mm em Mombaça, entre 18 e 19 deste mês. Como no ano passado, o canal do rio Granjeiro voltou a transbordar causando alagamentos em várias ruas do centro da cidade.

A dona de casa Fátima Alencar, que mora no bairro Palmeiral, teve de passar a noite acordada mudando móveis de lugar, protegendo os eletrodomésticos e enxugando a água que invadia sua residência. O mesmo trabalho foi realizado na madrugada por moradores das margens do canal por onde passam as águas do rio Granjeiro. "Houve alagamentos na cidade, por causa da chuva muito intensa, mas felizmente não temos desabrigados. As águas já escoaram", disse ontem à tarde, o prefeito do Crato, Samuel Araripe (PSDB).

Em Caririaçu, na mesma região do Crato (Cariri), a chuva de granizo, acompanhada de raios e trovões também não deixou os moradores do Sítio Gravatá e de Sussuarana, em Caririaçu, dormirem sossegados. "Nunca tinha visto uma chuva assim", disse a agricultora Eufrásia dos Santos, 41. Ela informou que, pertinho da sua casa, caíram duas árvores: um pé de cajarana e uma carnaubeira.

Os moradores das duas localidades, que ficam distantes cerca de seis quilômetros da sede do município, também se assustaram quando viram telhas destruídas de suas casas. A maior preocupação, agora, é com a situação da barragem do açude Gravatá. "Não dá nem pra passar mais carros porque a água transborda", diz dona Eufrásia.

E-Mais

>Este mês, já foram registradas chuvas de granizo em Tauá, no Sertão dos Inhamuns, em Iguatu, na Região Centro-Sul do Estado, no sopé da Serra do Araripe, no Cariri. No município de Jardim, também no Cariri, houve registro de precipitações com granizo em dezembro de 2009 quando começa a chover na região.

> Segundo o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Peixoto, o granizo está presente dentro das nuvens em todas as grandes tempestades. Não é tão comum ocorrer no Estado, mas há registros nos últimos anos. Ele diz que, como há uma preocupação maior, atualmente, com os fenômenos climáticos, as pessoas ficam mais preocupadas e com medo.

No comments:

Post a Comment