DAS SEIS ESTAÇÕES previstas para o Metrô do Cariri, três estão prontas para a inauguração de hoje. O projeto completo deverá ser finalizado ao longo do mês.
Finalmente, a inauguração do Metrô do Cariri acontece hoje. Duas solenidades marcam o lançamento. Crato. A população do Cariri recebe hoje o primeiro projeto de requalificação do transporte de passageiros no Interior, feito pelo Governo do Estado. O Metrô do Cariri, que liga as cidades do Crato e Juazeiro do Norte, será inaugurado hoje à noite. A informação foi confirmada pela Assessoria de Imprensa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), que vai administrar o novo sistema de transporte na região. Marcada para o dia 24 de novembro, a inauguração foi transferida para o dia 30 e agora para hoje. O governador Cid Gomes, que esteve no Cariri no fim da semana passada, informou que foram cumpridas todas as exigências exigidas pelo Ministério Público. Promotores haviam entrado com uma ação na 3ª Vara de Juazeiro, pedindo a suspensão do ato da inauguração em razão da falta de sinalização no trecho da via férrea que liga Crato à Juazeiro do Norte.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Casa Civil do Estado, ainda não foi confirmada a presença do ministro da Cidade, Marco Forte, à solenidade, que será feita em duas etapas. Na primeira, às 19h30min, a cerimônia será na Estação do Crato; e às 20 horas, a inauguração será na Estação de Juazeiro do Norte. Nesse mesmo momento, Cid Gomes assinará ordem de serviço para a construção da rodovia que liga Jardim a Barbalha. A obra terá 38 quilômetros de extensão e receberá investimento de R$ 18,67 milhões. O prazo de construção é de 360 dias. O Metrô do Cariri está orçado em R$ 25.19 milhões. Nessa primeira fase, o Metrô irá circular dentro da chamada operação branca, cuja principal característica é a não cobrança de bilhetes. É um período de adaptação durante o qual serão verificados o desempenho dos equipamentos e a adaptação de funcionários e população ao novo serviço. O Metrô vai começar a circular com três estações concluídas: Crato, Teatro e Juazeiro. Ao longo desse período, segue a execução das obras das seis demais estações.
Operação comercial
Na segunda fase de funcionamento do Metrô, terá início a operação comercial parcial, em que o serviço funcionará em um horário ampliado. Depois de concluída essa fase, o Metrô entra finalmente na operação completa, em que o trem circulará de 5h30min as 22h30min, com 38 viagens em cada sentido, num total de 76 viagens/dia. A previsão é que o novo transporte atenda a uma demanda de cinco mil passageiros por dia, em média. O percurso de 13,6 quilômetros entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato será feito em 28 minutos por Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). São duas composições com tração diesel hidráulico mecânica, formado por dois carros. Cada uma, equipada com ar condicionado, com passagem tipo "gangway" e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. Os trens foram fabricados pela empresa Bom Sinal, do município de Barbalha, também no Cariri. Tratam-se dos primeiros trens de passageiros fabricados na América do Sul nos últimos 20 anos.
O trecho adotado é o mesmo do antigo ramal ferroviário do Crato utilizado pela Rede Ferroviária Federal S.A. - RFFSA, até o início dos anos 80. Atualmente o ramal tem sua operação de cargas administrada pela concessionária CFN até o distrito de Muriti, município do Crato. "O projeto é de grande relevância social por beneficiar contingente populacional de baixa renda e oferecer condições de segurança, rapidez e pontualidade, além de propiciar uma profunda reformulação do sistema urbano, em especial na questão da requalificação do transporte intermunicipal", diz o presidente do Metrofor, Rômulo Forte. A velocidade máxima operacional dos VLTs será de 60km/h. A estrutura de ferro das estações de passageiros foram fabricadas pelo indústria Linard, da cidade de Missão Velha. A tecnologia utilizada no novo transporte está servindo de modelo para empresas do Sul do País.
Nestas últimas duas semanas, foram mobilizados cerca de 300 operários na conclusão das três primeiras estações. As outras seis, de acordo do o presidente do Metrofor, será inauguradas no fim de dezembro. O projeto inicial do Metro é muito mais amplo. Inclui os municípios de Barbalha e Missão Velha que, futuramente, segundo o projeto, serão interligados, quando houver demanda que justifique sua construção, uma vez que não existe via férrea a ser aproveitada. No caso de Missão Velha, haveria uma conexão com a Transnordestina, que parte daquele município para Salgueiro, no Estado de Pernambuco.
CAPACIDADE
13,4 qUILÔMETROS somam o percurso do metrô do Cariri entre as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, a ser feito em 28 minutos por dois Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) levando 330 pessoas por composição
MAIS INFORMAÇÕES
Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor)
Rua 24 Maio, 60, Centro, Fortaleza
(85) 3101.7100/ (85) 80085.5558
ANTÔNIO VICELMO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Jornal Chapada do Araripe
Matéria postada por João Paulo Fernandes e Dihelson Mendonça
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