Chamava-se a esta assembleia "Senado das Favas", porque os seus membros eram tirados á sorte por meio de favas pretas e brancas. (Segundo Heródoto, os antigos quase não comiam favas, por serem entre os cidadãos símbolo de independência politica).
Nesse famoso Senado de Atenas, os senadores exerciam um mandato de 300 dias, e o se número foi elevado a 500 por Clistenes, no ano 519 antes de Cristo. Os senadores recebiam a indenização duma dracma por oito horas de trabalho, e davam as contas ao saírem.
Segundo os estudiosos, teve Roma o seu Senado desde a sua fundação. Os senadores, a principio 100, e depois 300, eram escolhidos pelo rei. Era uma reunião de chefes de família(obs:Familia Lulista e Sarneydenhistas), até o século IV antes de Cristo.
Mais tarde, Algusto reorganizou o Senado romano,"fixando em 600 o número de senadores, e exigiu como condições de admissão a ingenuidade, o direito de cidade e o censo senatorial. A presidência competia ao imperador, que podia anular todas as decisões".
Na antiguidade havia o famoso Senado dos Judeus, conhecido pelo nome sinédrio ou sinedrim. Célebre também foi Esparta, na Grécia. Na Gália romana via-se em cada cidade um senado, constituído pelos mais ricos cidadãos.
Notável, igualmente, foi o Senado Conservador de França, criado em 24 de Dezembro de 1799. O Senado brasileiro foi criado pela constituição de 25 de Março de 1842. Os senadores, em número de 58, eram nomeados vitaliciamente pelo imperador,que os escolhia em listas feitas pelos eleitores do segundo grau.
Senado:É palavra que vem do latim senatu,"assembleia dos velhos"(senex).
As Olímpiadas recentes de Tiro no Rio de Janeiro desfoca as atenções para o bigode de Sarney,
e como sempre tudo acaba em Omelete e Coca in Colômbia Cola.
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)
No comments:
Post a Comment