Thursday, June 14, 2012

Querem que eu fale mal do Crato. Isso eu não vou fazer MESMO !


Algumas pessoas estão equivocadas quanto à finalidade do Blog do Crato. 


Toda cidade tem seu site na internet, para divulgar as imagens, os pontos turísticos, sua gente, suas novidades. Ao longo do tempo, me pediram para eu postar fotos feias do Crato e até falar mal. Toda cidade tem coisas feias e belas. Paris ( França ) tem esgotos podres, Londres... estive em Nova York, perto do Rio Hudson, cheio de baratas. Mas isso ninguém divulga. Porque não interessa à imagem dessas cidades. Nossa finalidade é mostrar a melhor imagem do Crato. Sempre há pontos positivos e negativos. Os negativos, a gente precisa RESOLVER, como o Canal do Rio Grangeiro e outros.... Sempre achei que roupa suja se lava em casa.

Eu poderia escolher o caminho fácil para atrair pessoas ao Blog. O segredo do sucesso fácil do jornalismo marrom é falar mal, é difamar autoridades, é mostrar lixo, fazer sensacionalismo. Isso não fazemos. Poderíamos fazer como esse bando de doidinhos que inicia sites no Cariri: Encher as páginas do Blog de fotos de gente morta, pedaços de gente pelas estradas, mostrar só buracos, lixo. Certo, e daí ? Pergunto: isso traria algum bem à cidade, ou apenas massagearia o EGO de gente que torce pelo quanto pior, melhor?  Será que isso atrairia turistas, mostrar buracos, lama, ruas fétidas? Será que os problemas da cidade não devem ser cobrados das autoridades ? 

Toda reclamação que nos chega, ao invés de criar uma celeuma totalmente desnecessária, eu encaminho  imediatamente às autoridades competentes. Se é um problema de água ou esgoto, encaminho à SAAEC, se é problema de infraestrutura, encaminho à prefeitura. Porque toda foto que se postar na internet vai permanecer por décadas depois que os problemas forem resolvidos.

Portanto, eu gosto sempre de falar que o Blog do Crato é o site da cidade. Aqui, os turistas podem ter uma referência, uma fonte de informações, e ver como é a cidade em geral, podem ter uma idéia das belezas do Crato, dos nossos clubes de serra, da nossa Chapada do Araripe, e ao mesmo tempo se informar sobre o que acontece no Crato, no Cariri e no resto do mundo. Não excluímos os podres, mas não transformamos isso em vedete!

Agora, se você é dos que torce contra o Crato, que prefere falar mal da cidade, que se apega a problemas transitórios que hoje existem e amanhã não mais, você certamente não ama o Crato. Porque quem ama alguém ou algo, ama com todos os acertos e defeitos. Lutamos para que dê certo. O Crato tem ambos como em qualquer cidade. Agora, vamos arregaçar as mangas e trabalhar MESMO pela  nossa cidade ? Quantos eu vejo ? poucos. A maioria está mais interessada em malhar, em falar mal. Para esses, só  existe  uma alternativa: sair da frente, pois o mundo é dos que trabalha, dos que fazem algo de positivo e encaram a vida com objetividade. Na luta da vida, quem não ajuda, atrapalha! Lutemos por um Crato melhor, mas lutemos mesmo, não apenas com palavras, mas com ações.

Por: Dihelson Mendonça

No comments:

Post a Comment