Thursday, February 24, 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Projeto da Encosta do Seminário deverá ser iniciado em 90 dias


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, participou, no início da manhã de ontem, juntamente com o secretário das Cidades, do Governo do Estado, Camilo Santana, e a equipe do Banco Mundial, além de técnicos do governo e da Prefeitura Municipal, de uma visita de avaliação do Projeto da Encosta do Seminário. O projeto, que está no Plano de Requalificação Urbana - PRU, dentro do processo de desenvolvimento do município, está prestes a passar para a etapa final de trabalho e em seguida ser iniciada a licitação e escolha da empresa que irá executar a obra, orçada em cerca de R$ 20 milhões. Além do prefeito, esteve acompanhando o gestor o vice-prefeito, Raimundo Bezerra Filho e secretários municipais.

O grupo começou a visita pelo mirante do cruzeiro, na ladeira da Integração, seguindo para a área próxima ao Liceu e depois o ponto mais crítico, denominado de vulcão, onde o processo de erosão é constante, colocando em risco famílias residentes naquela área do bairro Seminário. Segundo o arquiteto e urbanista responsável pelo projeto, Luciano Guimarães, também coordenador e co-autor, de 65 a 80 famílias serão realocadas, por conta da obra da encosta. Esses moradores serão retirados das áreas de risco, e mais 50 famílias sairão temporariamente. Ele afirma que estão sendo finalizados os preparativos para a licitação, que deverá demorar de 60 a 90 dias.

A obra é uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura do Crato. Uma equipe de profissionais do município vem acompanhando de perto a questão das famílias residentes nas áreas de risco, cuidando dos procedimentos de realocação. Além disso, a Prefeitura será responsável pela construção de novas casas a serem repassadas aos moradores das áreas de risco.

O secretário de Meio Ambiente do Crato, Nivaldo Soares, afirma que a área mais populosa da cidade será também a que terá maior cobertura de saneamento básico. A obra da Encosta do Seminário irá da Ladeira da Integração até a rua Coronel Luiz Teixeira, atingindo cerca de 1.800 metros. O arquiteto avalia pelo menos dois anos para a execução da obra, que considera muito complexa. Serão várias etapas de trabalho, iniciando pela drenagem de grande parte da bacia do Seminário.

Fonte: PMC

No comments:

Post a Comment