Sunday, February 27, 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato representado em Fórum sobre Áreas de Risco


O Crato teve participação no Fórum sobre Áreas de Risco, realizado durante a manhã do dia 23 em Barbalha. O município foi representado pelo secretário de Meio Ambiente, Nivaldo Soares. Ele destacou a importância das discussões, no sentido de promover um alerta para melhor trabalhar essas áreas, principalmente no que diz respeito ao processo de ocupação. Segundo o secretário, há uma tendência das cidades receberem grande quantidade de água, principalmente enxurradas cada vez mais fortes, por conta do processo de urbanização. Esse fator, conforme Nivaldo Soares, aumenta o desmatamento e impermeabilização do solo e provoca uma descida rápida da água, em direção as partes mais baixas das cidades.

“Há uma necessidade cada vez maior de discutirmos essas questões e o processo de ocupações das áreas de risco, para que se evitem desastres em proporções maiores, inclusive com mortes de pessoas”, ressalta. No Crato existem várias áreas de risco e ele destaca a importância de se desenvolver um mapeamento específico dessas áreas e esse é um ponto que deve ser viabilizado, além de outros elementos de diagnóstico dessas situações. O secretário ainda diz que há uma necessidade de avanços nas várias cidades do Cariri. “Na medida em que o tempo está passando, presenciamos fatos cada vez mais graves”, ao enfatizar a conscientização que deve haver principalmente em relação a toda a sociedade que residem nesses locais. “E que isso poderá causar, mais cedo ou mais tarde, algum tipo de dano, que possa trazer prejuízos, não só a ele, mas a outros moradores de pontos mais baixos dessas localidades”, conclui.

O evento contou com a presença de instituições ambientais de toda a região, a Defesa Civil Estadual, e secretaria de meio ambiente dos municípios, além de técnicos e pesquisadores. No final, foi retirada a “Carta de Barbalha”, com propostas para o cumprimento da legislação e melhor planejamento para prevenção de catástrofes na região do Cariri.

Fonte: PMC

No comments:

Post a Comment