Monday, February 28, 2011

Como eliminar o MOFO causado pelo período de chuvas


Uma excelente matéria, escrita por Renata Cristina, e que alguns poderão se beneficiar. Com as chuvas, vem o velho problema do mofo. Umidade Relativa do Ar muito alta, hoje por exemplo, em torno de 68%, favorece a ação de fungos. Aprenda como se prevenir desse problema:

Acabe com o mofo! Anote as dicas para eliminar esse vilão da sua casa

Inconveniente, o mofo chega, se instala e, sem pedir licença, vai invadindo armários, gavetas, paredes, até se tornar um dos principais "vilões" de sua casa. No Brasil, a umidade e as constantes chuvas, principalmente no sudeste, são alguns dos fatores que contribuem para a multiplicação do mofo. Dentro de casa, os impactos são visíveis com muita freqüência. Pinturas manchadas, armários esbranquiçados, roupas com mau cheiro e muito trabalho. As razões são inúmeras, mas algumas delas podem piorar as condições do local. De acordo com a arquiteta, Fernanda Goretti, o mofo se prolifera em ambientes quentes e úmidos. Portanto, a profissional dá a dica: "Abra a sua janela! Essa é a maneira mais natural e saudável para evitar o bolor. Você proporciona a troca de ar do ambiente e insolação para retirar a umidade", garante.

Se a primeira dica não é viável no seu dia-a-dia, a arquiteta aponta outras sugestões, como o uso de ventiladores, para circular o ar, e lâmpadas incandescentes, para reduzir a umidade, mesmo que sejam as de 40 watts, que gastam menos energia, mas garantem a evaporação no local.

Paredes

As infiltrações são muito comuns e podem ser evitadas com revisões constantes nos telhados e coberturas de áreas externas. Se a sua casa tem alguma rachadura, é provável que a água se infiltre por brechas e, ainda, a própria condensação produzida em banhos muito quentes ou fervuras na cozinha ajudem no acúmulo de umidade nas áreas mais frias. É importante estar atento a esses orifícios em épocas de chuvas, como no verão. "Ao encontrar a origem da infiltração, trate-a", recomenda Fernanda. Somente dessa forma as outras receitas para banir o mofo serão válidas. Conforme orienta o médico alergista, Ricardo Ribeiro Bedinelli, retirar de dentro de casa objetos que favoreçam a proliferação do mofo, como cortinas e carpetes, além de evitar atividades com itens que exalem odores ou poeira, pode contribuir com quem sofre de rinites alérgicas. "No caso do mofo, o vinagre é indicado para limpar as áreas, por conter ácido acético, com capacidade de combater o fungo", esclarece.


Um outra dica indispensável é evitar que a mobília fique muito encostada na parede. "Cerca de 5 centímetros já ajuda na circulação do ar", orienta a especialista. No caso de armários embutidos, é recomendado colocar placas de isopor nas paredes, antes de instalá-los, ou então, dar uma distância razoável entre a parede e o fundo do armário. Caso todas as medidas tenham sido tomadas, mas o mofo continue a aparecer, uma mistura de água e água sanitária, na proporção de um para um, pode resolver o problema. É só lavar a parede e enxagüar com pano úmido e esperar secar.

Armários

Em geral, quando as paredes são atingidas, o mofo também aparece nos armários. O ideal é que cada parte do guarda-roupa tenha uma área para circulação de ar. Lojas especializadas possuem "respiradeiras" que podem ser instaladas no fundo desses locais. Um pedaço de giz também pode ajudar a eliminar a umidade. Periodicamente, é indicado que os armários sejam limpos e até produtos anti-mofo sejam usados durante a faxina. As roupas devem ser guardadas fora de plásticos ou recipientes fechados, que atrapalhem a circulação de ar. Em dias ensolarados, deixe as portas do armário abertas por cerca de 15 minutos. Mesmo que algumas roupas não estejam sujas, é recomendado que sejam lavadas de tempos em tempos.

Anote as dicas caseiras

Mofo no armário:

Coloque um litro de vinagre fervido dentro de um recipiente e deixe no guarda-roupa por três horas. Misture água sanitária e água e passe nos locais do armário que estão manchados.
Deixe as gavetas e portas do armário abertas para circular o ar. Em locais muito úmidos,são indicados 15 minutos diários. Para evitar a umidade, coloque um pedaço de giz nas gavetas. O cheiro de mofo também sumirá, após uma semana.

Mofo nas paredes:

Trate sempre as infiltrações que originam o mofo. Misture água sanitária e água e passe nos locais da parede que estão manchados. Mantenha uma distância de 5 centímetros entre os móveis e a parede.

Mofo nas roupas:

Nunca armazene roupas em sacos plásticos. No caso de mofo em roupa branca, deixe a peça de molho em água sanitária. Para retirar o mofo de tecido colorido, umedeça a peça com suco de limão. Para retirar o mofo de seda ou sintéticos, lave a roupa com leite e enxagüe com água.

Por: Renata Cristina

No comments:

Post a Comment