Friday, October 30, 2009

Espaço do Cidadão - Por: Haroldo Ribeiro


Polícia DEE - DEsajuda e Pune e Mente


Nota do Editor - A polícia tem o dever social de servir e proteger. No entanto, muitas vezes não é isso que acontece. Eis o relato de mais um desserviço de integrantes da Polícia de Trânsito em Fortaleza na noite do último dia 29, no Aeroporto Pinto Martins, que está muito mais preocupada em multar, punir, demonstrar força e abuso de poder, do que em orientar, ajudar e em última instância, advertir o cidadão. O autor do texto convoca outras pessoas que passaram por constrangimentos semelhantes a escrever também seu depoimento.

Não poderia deixar de me indignar com a atitude tomada por policiais (3 motoqueiros), que estavam no aeroporto Pinto Martins por volta da meia noite de 29 para 30 de Outubro 2009. Tenho a certeza que a maioria da corporação militar, seus comandantes e muito menos a política de governo do estado do Ceará concordam com o comportamento daqueles jovens militares que ali estavam. Para que possa melhor esclarecer, relatarei o fato a seguir: sou médico, aposentado Federal do INSS, e me dirigi ao aeroporto para deixar meu filho, que é acadêmico de Medicina aqui no estado, para embarcar à Porto Alegre com o objetivo de cumprir estágio no Hospital daquela cidade. Em chegando ao Aeroporto Pinto Martins, meu filho percebeu que havia esquecido de um documento. Prontamente, retornei à nossa residência objetivando trazer o citado documento. Ora, ao voltar para o aeroporto já havia sido realizada a última chamada para o embarque. Como poderão comprovar as câmeras de filmagem, procurei e não vi nenhum segurança ou mesmo policial para pedir licença de parar meu veículo em área reservada aos carros das locadoras, apenas enquanto teria que entregar o documento ao meu filho que já estava na área de embarque, não mais que três minutos de ausência, que poderá ser confirmado pelas câmeras de filmagens naquela área. Mister salientar, que por se tratar de mais de meia noite, havia muita vaga. Ao voltar de forma apressada, percebi no parabrisa do meu carro uma notificação de infração e, olhando mais adiante, um pouco mais a direita percebi a presença dos três militares conversando em lugar escuro.

Fui até a presença deles me identificando e solicitando a compreensão sobre o ocorrido ,que a rigor não teve nada de grave, e nem prejudicou a ninguém, não havendo tempo suficiente para que levasse meu carro até o estacionamento, para depois levar o documento ao meu filho. O que recebi como resposta daqueles membros da “Polícia Cidadã” foi a postura arrogante de que eu não os havia procurado antes para pedir a permissão, e que agora estava sem jeito. Mentira, procurei sim, como as filmagens podem confirmar, mas parece que eles se escondem e se colocam em lugares estratégicos, para demonstrar poder de repressão sem respeitar o cidadão, e muito menos proteger ou ajudar.

Como sou uma pessoa de 61 (sessenta e um anos), e tenho conhecimento do estatuto do idoso , manifesto aqui meu protesto indignado contra alguns policiais como estes, que maculam o nome do objetivo nobre da Polícia Militar do Estado do Ceará. Que bom seria que fossem feitos comentários de fatos demonstrativos de truculência para sensibilizar talvez os governantes e comandantes para um melhor entendimento entre a já sofrida população e a corporação militar devido à insegurança tão marcante diante do grande número de bandidos, mas também contra os maus policiais, que não tem a menor atenção ou respeito ao cidadão.

Por: Haroldo Ribeiro

No comments:

Post a Comment